POLI 130 ANOS

Tradição e modernidade

Especial 130 anos

Escola Politécnica da USP completa 130 anos e marca momento histórico com concerto da Orquestra Sinfônica da USP

No dia 24 de agosto, em homenagem aos 130 anos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e aos 120 do Grêmio Politécnico, celebrados em 2023, um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a regência do maestro Tobias Volkmann, abriu a temporada de comemorações do aniversário da Instituição. Alunos,  professores, egressos e funcionários da Poli se reuniram para prestigiar o momento, que contou com a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e do Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan. A transmissão da cerimônia pode ser assistida neste link.

O evento se iniciou com as palavras do professor Reinaldo Giudici, diretor da Escola, que agradeceu a todos os presentes. “Eu, pessoalmente, estou muito emocionado pois é uma efeméride para a Poli”. Giudici também enfatizou a importância da comunidade politécnica para os bons resultados obtidos ao longo desses anos, “a coisa mais importante que uma Instituição tem são seus recursos humanos”.

“A Escola foi fundada, em 1893, por visionários que viam na engenharia, na formação e na educação tecnológica um vetor importante para o desenvolvimento de São Paulo e do País”, explicou. Por isso, o diretor acredita que a Poli é fruto desse pensamento, o que faz com que as atividades realizadas sejam sempre voltadas à inovação. Durante o discurso, alguns importantes projetos e contribuições da Poli foram destacados, como por exemplo a criação do primeiro computador brasileiro e o primeiro curso de engenharia naval do Brasil, e mais recentemente a produção e distribuição de ventiladores pulmonares durante a pandemia, a inspeção das urnas eletrônicas e a primeira estação de hidrogênio renovável do mundo.

53138328837_a597404bf4_k
53139396878_d9001812ed_k
Charge O Politécnico - Não estivemos só olhando na espera dos tempos melhores. Estivemos fazendo.

“É uma honra estar aqui representando uma entidade que teve impacto tão grande para os alunos, e para o Brasil inteiro”, disse Carolina Mendes, que preside o Grêmio Politécnico e é a quinta mulher nesta posição. A presidente destacou as realizações do passado e também do presente do Grêmio, uma das organizações estudantis mais antigas do País, principalmente da atuação ativa em questões políticas e sociais. A  Ditadura Militar e a Revolução de 1932 foram algumas das ocasiões. “O Grêmio trouxe diversas melhorias para o ambiente universitário, tanto na questão acadêmica, quanto no desenvolvimento dos alunos em diversas vertentes”.

Carolina reconheceu os avanços da Universidade relacionados à diversidade e inclusão, citando o ingresso de cotistas na USP, e defendeu que há, ainda, espaço para mais contribuições. “Não estivemos olhando apenas na espera de tempos melhores, estivemos fazendo”, conclui a futura engenheira, ao retomar uma charge antiga encontrada no Jornal O Politécnico.

Vahan Agopyan, que já foi reitor da USP e diretor da Poli, atualmente ocupa o cargo de Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, parabenizou à Escola Politécnica tendo em vista suas contribuições, e discursou reforçando uma mensagem aos futuros engenheiros, de que sempre é possível  melhorar. O secretário orientou às próximas gerações: “Nunca fiquem satisfeitos. Podemos fazer mais, podemos fazer melhor, e podemos ajudar ainda mais a sociedade que nos mantém aqui”. Ao Grêmio, Vahan destacou que foram muitas lutas ao longo dos últimos 120 anos. “Graças a isso, não esperamos acontecer, fizemos”.

O reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, destacou o papel da  Escola Politécnica como uma das unidades fundadoras da própria USP, em 1934. “A Poli está sempre dando exemplo para a Universidade”. Carlotti contou que, nessa 29ª gestão reitoral (2022-2026), tem-se buscado incentivar muito a inovação. “Por isso escolhi muitos politécnicos para trabalhar comigo na Inovação”. Além disso, o reitor explica que a Poli é fonte de inspiração e modelo para inúmeros projetos desenvolvidos na administração da Universidade, a criação de centros interdisciplinares foi uma das iniciativas citadas. “Parabéns Poli, parabéns politécnicos e viva a Poli!”, finalizou.

O público pôde, então, desfrutar da apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, com a regência do maestro Tobias Volkmann, que preparou uma programação especial para a comemoração dos 130 anos da Escola Politécnica.

Transmissão ao vivo: CITI-USP – Equipe: Fábio Durand (Poli-USP), Rafael Mattos (Poli-USP) e Lucas Coelho (OSUSP).

Escola Politécnica

Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior