Menu

Recomendação de Projetos

Máquina para enchimento de bonecas com algodão

Descrição: A metodologia utilizada foi de, como primeira etapa, buscar alternativas de solução, desde diferentes processos e máquinas, à busca de novas matérias-primas para o enchimento das bonecas. Em seguida, foram realizados testes básicos para melhor avaliação da eficácia das alternativas. Definida a solução inicial, fez-se seu detalhamento básico e se dividiu o trabalho em frentes: Reservatório de injeção, Desfibrador, e Exaustão. O projeto do exaustor se mostrou eficaz e foi construído um protótipo que deverá ser acoplado à máquina injetora por ar comprimido já existente no Grupo Primavera. O projeto do Desfibrador se mostrou o maior desafio do trabalho, tendo diversas idéias e protótipos falhado, chegando finalmente à uma solução envolvendo o corte com lâminas rotativas. Devido à complexidade do sistema de desfibramento, optou-se por fazer a instalação das peças protótipo na máquina atualmente utilizada no Grupo Primavera com suas devidas adaptações.

Objetivos: Este trabalho, vinculado ao Gripo Primavera, tem por objetivo projetar e fabricar um protótipo dos principais componentes de uma máquina para injetar algodão em bonecas, visando melhoria do processo de produção destas, que com sua venda sustenta projetos que beneficiam jovens carentes da região de Campinas.

Data de Cadastro: 30/03/2008

Desenvolvimento de mesa portátil para exame de câncer de colo

Descrição: Devido à dificuldades ou por falta de informação, muitas mulheres (principalmente das regiões afastadas dos centros urbanos) não realizam o exame papanicolau periodicamente, descobrindo o câncer de colo de útero (o segundo mais frequente entre mulheres) em estágio avançado.

Objetivos: Este projeto desenvolveu uma mesa portátil baseada em um modelo existente, propondo assim a concepção de uma nova solução.

Data de Cadastro: 03/04/2008

Gerenciamento de Facilidades no Hospital Universitário

Descrição: Implantação de um setor de gerenciamento de facilidades no HU. O relatório possui um diagnóstico do atual estado do HU e propostas para a sua melhoria.

Objetivos: Implantação de um setor de gerenciamento de facilidades no HU e implantação de melhorias nos processos e estruturas do hospital.

Data de Cadastro: 03/03/2006