Engenheiras  debatem sobre suas vivências profissionais em evento da Poli-USP

No dia 8 de março de 2021, em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres,  foi realizada online a cerimônia de abertura do “Março das Mulheres”, uma série de eventos organizados pela Escola Politécnica (Poli) da USP, o Diretório Acadêmico (Grêmio Politécnico, Atlética e Centros Acadêmicos de cada área da Engenharia da Poli), Coletivos PoliPride, PoliGen, Poli Negra, Politécnicas (R)existem. 

A abertura contou com a presença da diretora da Poli, Liedi Légi Bariani Bernucci, da presidente do Grêmio Politécnico e representante das organizações estudantis, Beatriz B. Bregion, da professora titular da Poli, Maria Eugênia Gimenez Boscov, da professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Roseli de Deus Lopes, e da engenheira civil, Ana Carolina Rodrigues. O foco do evento foi a troca de experiências das docentes sobre as suas vivências como mulheres nas engenharias, um universo composto majoritariamente por homens

A professora Liedi iniciou o painel contando sua trajetória até se tornar diretora da Poli. Durante a sua graduação, havia poucas mulheres no curso de Engenharia Civil, e ela sentiu as dificuldades de ser mulher nessa área pela primeira vez. Nesse período, ela teve a oportunidade de realizar um intercâmbio na Suíça que foi muito importante para sua carreira. Nessa experiência estudando fora ela conta que aprendeu muito após passar por uma situação de machismo e xenofobia com seus colegas de laboratório, situação que rendeu um grande ensinamento com o seu líder à época. Ela também destacou que seu empossamento para o cargo de diretora foi um motivo de grande comemoração para as funcionárias, alunas e professoras da Poli. 

As professoras da Poli, Maria Eugênia e Roseli Lopes , compartilharam suas experiências como alunas e posteriormente docentes da instituição. A graduanda Ana Carolina Rodrigues da Engenharia Civil da Unesp relatou como foi a sua trajetória na graduação e nos estágios na área da construção. Situações de Violência de gênero sofridas por ela e por colegas de faculdade e trabalho a incentivaram a fazer seu TCC sobre a igualdade de gênero na Engenharia Civil.

Por fim, a equipe da diretoria e comunicação da Poli homenageou a gestão da diretora Liedi com um vídeo sobre os feitos da diretora e do seu vice-diretor, Reinaldo Giudici.

O evento do “Mês da Mulher” terá atividades como workshops, palestras, painéis e debates até o dia 19 de março. Acesse a programação completa aqui.