No dia internacional da mulher, diretoria da Poli-USP celebra três anos de gestão

Há três anos, Liedi Bernucci foi empossada como diretora da escola politécnica, destacando-se como a primeira mulher a ocupar o cargo em 124 anos.

Designação Liedi Bernucci - 8 de março de 2018

A celebração do Dia Internacional da Mulher assumiu um contexto diferente na Escola Politécnica da USP a partir do dia 8 de março de 2018. Neste dia, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo que a centenária Escola de engenharia passava a ter, pela primeira vez, uma diretora. Liedi Légi Bariani Bernucci assumia a diretoria da Escola junto ao vice-diretor, Reinaldo Giudici. Nos três anos seguintes, alunas, professoras e funcionárias se engajaram em realizar uma série de ações para levantar o debate sobre participação feminina, preconceito e os desafios para alcançar a diversidade, e que podem ser conferidas em uma página especial sobre o tema.

Em 2021, uma articulação entre a diretoria da Escola e representantes de organizações estudantis – Diretório Acadêmico da Poli-USP, PoliPride, PoliGen, Poli Negra, Politécnicas (R)existem – levou a organização do Março das Mulheres. Muito mais que um dia de evento, durante duas semanas serão realizados debates, palestras e uma série de capacitações  para ajudar a comunidade feminina da Poli a enfrentar os desafios geralmente enfrentados por mulheres em sua carreira profissional.

A Abertura do evento foi realizada no dia 8 de março de 2021 e contou com a participação da diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, da presidente do Grêmio Politécnico e representante das organizações estudantis, Beatriz B. Bregion, da professora titular da Poli, Maria Eugênia Gimenez Boscov, da professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Roseli de Deus Lopes, e da engenheira civil, Ana Carolina Rodrigues. A íntegra do evento pode ser conferida no canal da Escola no YouTube.

A diretora da Poli recebeu uma homenagem pelo seu trabalho nos últimos três anos na gestão da Escola, iniciado pela sua equipe e complementado pela professora Maria Eugênia Gimenez Boscov, e pela aluna Beatriz B. Bregion. A chefe de gabinete, Enaége Dalan Sant´Ana, lembrou que no dia 8 de março de 2018, o Reitor da USP, Vahan Agopyan, foi pessoalmente à diretoria da Poli assinar a homologação da Portaria que designou a posse da gestão de 2018 a 2022, para que ela fosse publicada na data especial do dia 8 de março. “Eu gostaria de falar como sua Chefe de Gabinete, como funcionária da Poli há mais de 30 anos e como mulher do imenso orgulho que tem sido trabalhar sob o comando de uma Diretora. Tenho certeza que falo, também, em nome dos seus funcionários. A firmeza, coragem e dedicação da professora Liedi nos ensina todos os dias como sermos  pessoas melhores e como trabalhar para a excelência de nossa Escola. O amor dela pela Poli e pela USP nos contagia e motiva”, destacou Enaége.

A homenagem pode ser assistida aqui: