Covid-19: Conheça nesta página as iniciativas da Comunidade da Escola Politécnica da USP para enfrentar a pandemia

Conheça aqui as iniciativas geradas a partir das necessidades que surgiram devido às medidas tomadas para conter a contaminação do coronavírus.

Pesquisadores da USP buscam os detalhes do que acontece no organismo de pacientes que tiveram casos graves da covid-19

10 de set de 2020 - Pensando em ajudar o Hospital Universitário da USP (HU), que atende às demandas da comunidade universitária da USP, durante a atual pandemia, um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) e do próprio HU se reuniu e direcionou um projeto já existente para suprir essa necessidade emergencial: o Open Source Robô Transportador Hospitalar. A ideia consiste na construção de robôs que realizam transporte dentro do hospital, reduzindo o contato humano e, assim, os riscos de contaminação.

Estudo da Poli e MIT ajuda a diminuir risco de contágio por coronavírus usando simulações de fluxo de pessoas

14 de maio de 2020 - Pesquisadores da Poli desenvolveram uma solução que transpõe um problema real para a matemática, utilizando um software para prever situações estatisticamente e, assim, buscar a identificação do melhor cenário. Essa iniciativa é um estudo do fluxo de pessoas em ambiente de trabalho mitigando o risco de contaminação por doenças infectocontagiosas (como o coronavírus), coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Daniel de Oliveira Mota, e sua equipe, em parceria com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Engenheiros da Poli projetam robôs de transporte hospitalar para o Hospital Universitário na crise do coronavírus

7 de maio de 2020 - Pensando em ajudar o Hospital Universitário da USP (HU), que atende às demandas da comunidade universitária da USP, durante a atual pandemia, um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) e do próprio HU se reuniu e direcionou um projeto já existente para suprir essa necessidade emergencial: o Open Source Robô Transportador Hospitalar. A ideia consiste na construção de robôs que realizam transporte dentro do hospital, reduzindo o contato humano e, assim, os riscos de contaminação.

Professores da Poli integram projeto que permite aulas laboratoriais à distância com o uso de Internet das Coisas

11 de maio de 2020 - Com a crise gerada pelo coronavírus, as atividades universitárias foram obrigadas a mudar a forma como eram realizadas, devido às restrições impostas pelas circunstâncias. Entre os desafios para adaptação no contexto está a realização das disciplinas práticas. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores composto por membros da Escola Politécnica (Poli) da USP e da Universidade Federal do ABC (UFABC) desenvolveu um trabalho colaborativo que busca a execução à distância da disciplina de laboratório digital, obrigatória para alunos do 3º ano da Engenharia da Computação. A intenção é possibilitar as aulas por meio do uso de tecnologias de Internet das Coisas, conceito relacionado à interconexão digital de objetos do cotidiano por meio da internet.

USP e Marinha do Brasil se preparam para produzir ventiladores pulmonares

11 de maio de 2020 - A previsão é que os primeiros aparelhos possam ser distribuídos nas próximas semanas 08/05/2020 – A USP e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) estão se preparando para iniciar a produção em escala do ventilador pulmonar emergencial Inspire, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli).

Grupo da Poli atua na manutenção de ventiladores mecânicos para auxiliar na luta contra o coronavírus

11 de maio de 2020 - Em busca de ampliar o número de ventiladores hospitalares disponíveis na rede de saúde, um grupo de pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP está trabalhando na manutenção corretiva de emergência em ventiladores mecânicos que estão parados. A especialidade do +Ventiladores, uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), são os testes e análises pós-manutenção dos equipamentos. O objetivo do projeto é a implantação de ponto de manutenção e calibração de 3000 ventiladores pulmonares que se encontram fora de operação na rede de saúde pública (SUS), com potencial de salvar 11 mil vidas, segundo o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, entidade que está apoiando a realização.

Poli-USP utiliza impressoras 3D para produzir protetores faciais para profissionais de saúde

9 de abril de 2020 - Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP, junto a voluntários de diversas áreas, está trabalhando com impressoras 3D para produção de suprimentos necessários para enfrentar a atual pandemia do COVID-19. O grupo aperfeiçoou um modelo para uma tiara de sustentação e está produzindo face shields — protetores faciais utilizados como equipamentos de proteção individual (EPI) pelos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente na prevenção da doença.
Site: https://www.poli.usp.br/faceshields

Alunos da Poli recebem modens e computadores para acesso remoto às aulas

9 de abr de 2020 - Ontem (8/4) foi realizada a entrega dos kits de equipamentos para acesso remoto às aulas, com modem e computador, para um aluno da Poli. Essa ação foi realizada em conjunto pela Escola, alunos e ex-alunos, e os detalhes desta ação estão no link.

Poli integra projeto da USP que testa materiais para produzir 1 milhão de máscaras para hospitais

7 de abril de 2020 - Máscaras que irão para 8 mil profissionais de saúde têm eficiência de até 97% em reter vírus. Também começam testes de máscaras com tecidos de algodão de camiseta, para uso geral.

Fundo de apoio à Poli lança edital para incentivar projetos de combate à covid-19

2 de abril de 2020 - Os melhores projetos criados pela comunidade serão financiados pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli; inscrições até o dia 4 de abril.

Pesquisadores da Poli-USP desenvolvem ventilador pulmonar para enfrentar crise do COVID-19

28 de março de 2020 - O projeto, coordenado pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), vai encaminhar as máquinas aos alunos em situação de vulnerabilidade financeira

Poli e HC projetam dispositivos para tratamento de pacientes com coronavírus

28 de março de 2020 - Projeto envolve a fabricação de dispositivos para acomodar pacientes com deficiência respiratória grave na posição de bruços. O professor Douglas Gouvêa, um dos organizadores da iniciativa, conta que foi constatado que a capacidade respiratória de doentes com deficiência respiratória grave melhora se este for colocado de bruços, sendo esse o caso dos pacientes com COVID-19 em estado grave nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Para acomodar o paciente de forma satisfatória, são necessários dispositivos para adaptação da posição, os chamados coxins.

Campanha da comunidade politécnica arrecada 52 computadores para alunos

28 de março de 2020 - O projeto, coordenado pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), vai encaminhar as máquinas aos alunos em situação de vulnerabilidade financeira.

Print Friendly, PDF & Email