Comunidade da Escola Politécnica da USP cria ações para enfrentar a pandemia do COVID-19

Conheça aqui as iniciativas geradas a partir das necessidades que surgiram devido às medidas tomadas para conter a contaminação do coronavírus.

Engenheiros da Poli-USP projetam robôs de transporte hospitalar para o Hospital Universitário na crise do coronavírus

Pensando em ajudar o Hospital Universitário da USP (HU), que atende às demandas da comunidade universitária da USP, durante a atual pandemia, um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) e do próprio HU se reuniu e direcionou um projeto já existente para suprir essa necessidade emergencial: o Open Source Robô Transportador Hospitalar. A ideia consiste na construção de robôs que realizam transporte dentro do hospital, reduzindo o contato humano e, assim, os riscos de contaminação.

Professores da Poli integram projeto que permite aulas laboratoriais à distância com o uso de Internet das Coisas

Com a crise gerada pelo coronavírus, as atividades universitárias foram obrigadas a mudar a forma como eram realizadas, devido às restrições impostas pelas circunstâncias. Entre os desafios para adaptação no contexto está a realização das disciplinas práticas. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores composto por membros da Escola Politécnica (Poli) da USP e da Universidade Federal do ABC (UFABC) desenvolveu um trabalho colaborativo que busca a execução à distância da disciplina de laboratório digital, obrigatória para alunos do 3º ano da Engenharia da Computação. A intenção é possibilitar as aulas por meio do uso de tecnologias de Internet das Coisas, conceito relacionado à interconexão digital de objetos do cotidiano por meio da internet.

USP e Marinha do Brasil se preparam para produzir ventiladores pulmonares

A previsão é que os primeiros aparelhos possam ser distribuídos nas próximas semanas 08/05/2020 – A USP e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) estão se preparando para iniciar a produção em escala do ventilador pulmonar emergencial Inspire, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli).

Grupo da Poli atua na manutenção de ventiladores mecânicos para auxiliar na luta contra o coronavírus

Em busca de ampliar o número de ventiladores hospitalares disponíveis na rede de saúde, um grupo de pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP está trabalhando na manutenção corretiva de emergência em ventiladores mecânicos que estão parados. A especialidade do +Ventiladores, uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), são os testes e análises pós-manutenção dos equipamentos. O objetivo do projeto é a implantação de ponto de manutenção e calibração de 3000 ventiladores pulmonares que se encontram fora de operação na rede de saúde pública (SUS), com potencial de salvar 11 mil vidas, segundo o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, entidade que está apoiando a realização.

Plataforma criada por alunos da Poli-USP apresenta em tempo real o crescimento dos casos de COVID-19 no Brasil

Os estudantes de engenharia de computação da Escola Politécnica (Poli) da USP, Bruno Adami e Cayo Syllos, criaram a plataforma Corona Info Brasil, um site que apresenta em tempo real os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de casos confirmados de COVID-19 suspeitos e confirmados, e de óbitos. O objetivo dos futuros engenheiros é “levar informação de qualidade e dados fidedignos do coronavírus aos brasileiros nesse momento de aflição, por meio de uma interface de fácil utilização e gráficos interativos”.

Poli-USP utiliza impressoras 3D para produzir protetores faciais para profissionais de saúde

Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP, junto a voluntários de diversas áreas, está trabalhando com impressoras 3D para produção de suprimentos necessários para enfrentar a atual pandemia do COVID-19. O grupo aperfeiçoou um modelo para uma tiara de sustentação e está produzindo face shields — protetores faciais utilizados como equipamentos de proteção individual (EPI) pelos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente na prevenção da doença.
Site: https://www.poli.usp.br/faceshields

Alunos da Poli recebem modens e computadores para acesso remoto às aulas

Ontem (8/4) foi realizada a entrega dos kits de equipamentos para acesso remoto às aulas, com modem e computador, para um aluno da Poli. Essa ação foi realizada em conjunto pela Escola, alunos e ex-alunos, e os detalhes desta ação estão no link.

Pesquisadores da Poli-USP desenvolvem ventilador pulmonar para enfrentar crise do COVID-19

O projeto, coordenado pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), vai encaminhar as máquinas aos alunos em situação de vulnerabilidade financeira

Fundo de apoio à Poli lança edital para incentivar projetos de combate à covid-19

Os melhores projetos criados pela comunidade serão financiados pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli; inscrições até o dia 4 de abril.

Campanha da comunidade politécnica arrecada 52 computadores para alunos