Um dos papéis centrais da Universidade é o de proporcionar a todos seus integrantes condições propícias para que cada um possa, individual e coletivamente, desenvolver o seu potencial, aprimorar seus conhecimentos e, de um modo mais amplo, reforçar as possibilidades de convívio com seus pares e com todos integrantes da comunidade.
Ingressar na Escola Politécnica sempre foi um desafio, ao se defrontar com uma miríade de disciplinas muito distintas, no que diz respeito ao conteúdo e na maneira como são apresentadas. Os estudantes sempre tiveram que construir os seus caminhos para conseguir ter sucesso. Como em todo caminho, muitas dificuldades se apresentam; muitas vezes, é necessário buscar caminhos alternativos e fazer frente a momentos de insucesso, seguidos de angústia e desolação. Por outro lado, em muitos momentos, a construção de relações de amizade, de companheirismo e de solidariedade, se torna a tônica principal. Aprender a ser engenheir@ não significa apenas conseguir avaliações positivas nas diferentes disciplinas e fazer um bom trabalho para finalizar o curso. Há muito mais nesta trajetória; isto precisa ser valorizado e cultivado.
Muitos trazem seus talentos, seus desejos e sonhos! O mais importante é que desenvolvamos, cada vez mais, as possibilidades para que aconteçam. A Escola já propicia condições para tal, mas há muito o que ser melhorado e aprimorado. Isto também depende de vocês que estão chegando, através de vossas ações para que os cenários existentes possam sempre ser aprimorados.
Em tempos de pandemia, os desafios a enfrentar se exacerbaram! O convívio é ainda mais precário, a construção de soluções conjuntas ficou mais difícil, o isolamento de todos se tornou um fato em nossas vidas, incluindo a vida na Universidade. Descobrir modos para superarmos tudo isto, através de diferentes ações que favoreçam o convívio é o nosso projeto!
Por Gerson Y. Tomanari, superintendente de Assistência Social (SAS) da USP, Antonio C. Marques, professor do Departamento de Zoologia da USP, e Marcia C. Bicego, professora do Instituto Oceanográfico da USP
O Projeto “Estou na POLI!” visa melhorar o processo de integração dos novos alunos, alunos veteranos e professores da Poli – processo nunca fácil, tendo em vista as diferenças profundas na vida que acontecem na passagem do ensino médio ou técnico para o mundo do ensino superior e, em especial, para a Poli.
O projeto tem duas vertentes: