• Este evento já passou.

IFUSP realizará evento sobre aplicações em imagens médicas

04/06/2022 - 10:30 - 12:00

Data e horário: 4 de junho (sábado), às 10h30.

Local: Anfiteatro Nina Rodrigues – Instituto Oscar Freire, 1º andar.

Endereço: Avenida Doutor Arnaldo, 455 – São Paulo, SP (próximo ao Metrô Clínicas, Linha Verde).

Transmissão.

O Instituto de Física (IF) da USP está promovendo a palestra presencial e online intitulada de Aplicações de Imagens Médicas, com o professor Paulo Roberto Costa do Instituto, como palestrante. A atividade permitirá que os participantes emitam certificado de Atividade Acadêmica Complementar (AAC) com carga horária de 2h.

Essa palestra faz parte do ciclo 2022 do Física para Todos, projeto de extensão e divulgação de ciências do IFUSP. Este ano, o projeto apresenta uma programação especial em comemoração ao início da graduação em Física Médica no Instituto de Física. Os eventos ocorrerão todo 1º sábado do mês, às 10h30. Mais informações em http://bit.ly/FisicaParaTodos.

Neste Física para Todos serão apresentados as principais tecnologias utilizadas atualmente para o Diagnóstico por Imagem, as novidades e desenvolvimentos recentes e como os físicos médicos se integram nesta área.seminário, discutindo como a luz pode ser usada para revolucionar as áreas da saúde como uma tecnologia assistiva na era da fotônica.

Nos últimos 120 anos a sociedade vivenciou um espetacular encontro entre duas importantes ciências, a Física e a Medicina. Este encontro viabilizou o desenvolvimento de métodos e tecnologias que permitem tanto o diagnóstico quanto a cura de doenças que, tempos atrás, não seriam possíveis. No caso da medicina diagnóstica, as imagens do corpo humano fornecem importantes informações quantitativas e qualitativas que ajudam a entender o funcionamento e as características do corpo humano tanto do ponto de vista anatômico quanto funcional. Estes métodos de diagnóstico por imagem, que têm apresentado importantes inovações nos últimos anos, fazem uso das interações de agentes físicos com o corpo humano e são elos essenciais para a prática clínica atual.

Data:
04/06/2022