COMISSÃO DE Inclusão e Pertencimento
Aqui você encontra informações sobre a CIP – órgão colegiado responsável por traçar diretrizes e garantir a execução de atividades relacionadas à inclusão, pertencimento, diversidade e equidade dentro da comunidade politécnica.
A criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) em 05 de maio de 2022, através da resolução 8231, estabeleceu a necessidade de criação das Comissões de Inclusão e Pertencimento das unidades.
Em 21 de novembro de 2022, a Diretoria da Escola Politécnica da USP instituiu a Comissão Assessora de Inclusão e Pertencimento, com o prazo de um ano, para elaboração das diretrizes e do regimento, bem como estruturar as atividades da futura Comissão de Inclusão e Pertencimento da Escola.
Em novembro de 2023 a Comissão de Inclusão e Pertencimento da Escola Politécnica (CIP Poli) foi formalmente integrada ao Regimento da Escola Politécnica, tendo a sua composição efetivamente definida e os trabalhos iniciados no dia 04 de março de 2024, data da sua 1a. Reunião.
De acordo com o Artigo 23 da Resolução nº8231, a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) é o colegiado de caráter estatutário, ao qual cabe traçar diretrizes e zelar pela execução das atividades relacionadas a inclusão e pertencimento, diversidade e equidade.
O artigo 24 estabelece que a composição e o funcionamento das Comissões de Inclusão e Pertencimento (CIP) são regrados por normas estatutárias e regimentais da Universidade, bem como das próprias Unidades.
Diretrizes e Atividades:
A CIP estabelece diretrizes e zela pela execução das atividades relacionadas à inclusão e pertencimento, promovendo um ambiente mais acolhedor e justo para todos.
Acolhimento e Bem-estar:
A CIP busca identificar e implementar medidas para o acolhimento e bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades específicas, como relatado em um artigo sobre adaptações pedagógicas e laborais.
Inclusão e Pertencimento:
A CIP promove ações que visam a inclusão e o pertencimento de todos os membros da comunidade politécnica, incluindo estudantes, professores e funcionários.
Equidade:
A CIP trabalha para garantir a equidade e a justiça em todas as áreas da Poli, promovendo a igualdade de oportunidades e o combate à discriminação.
Eventos e Atividades:
A CIP organiza e participa de eventos e atividades que visam promover a conscientização sobre temas como diversidade e inclusão.
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) tem por função propor, coordenar, centralizar e apoiar políticas transversais na universidade para os alunos(as), docentes e servidores(as) que se refiram a políticas inclusivas e de permanência, pautadas sob a ótica da equidade e da interseccionalidade.
A PRIP será estruturada em cinco áreas que, necessariamente, trabalharão de forma articulada. São elas:
• Vida no campus
• Gênero, Relações Étnico-Raciais e Diversidades
• Saúde Mental e Bem-Estar Social
• Direitos Humanos e políticas de reparação, memória e justiça
• Formação e vida profissional
As questões de relativas à diversidade, inclusão e pertencimento estão necessariamente ligadas ao modelo de gestão das instituições e podem tanto ser potencializadas pela gestão como comprometê-la.
A proposta elaborada para a Comissão de Inclusão e Pertencimento da Poli-USP pressupõe, além da inserção na estrutura de gestão, uma ação transversalidade entre as questões de inclusão/diversidade, pertencimento/permanência, e relações institucionais.
Presidente
Vice-Presidente
Docentes
PQI
Departamento de Engenharia Química
PSI
Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos
PTC
Departamento de Engenharia de Telecomunicações
PCS
Departamento Engenharia de Computação e Sistemas
PRO
Departamento de Engenharia de Produção
PEA
Departamento de Engenharia de Energia Automação Elétricas
PCC
Departamento Engenharia de Construção Civil
PEF
Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica
PHA
Departamento de Engenharia de Hidráulica e Ambiental
PTR
Departamento Engenharia de Transportes
PMI
Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo
PME
Departamento de Engenharia Mecânica
PMR
Departamento Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos
PNV
Departamento de Engenharia Naval e Oceânica
PMT
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Representantes dos Funcionários
Representantes discentes
Representação Externa à Poli
Os objetivos das políticas de inclusão e pertencimento da Universidade de São Paulo, conforme a Resolução nº8231, são:
I – garantir a inclusão e o pertencimento, levando em conta a diversidade e elaborando ações comuns e específicas dirigidas a discentes, docentes e servidores técnicos e administrativos;
II – reconhecer e valorizar a diversidade e a equidade nas relações institucionais e na produção do conhecimento;
III – acolher a diversidade e promover o pertencimento por meio de ações inclusivas e de permanência que ultrapassem a entrada na vida universitária;
IV – fortalecer, ampliar e coordenar as ações afirmativas interseccionais que abarcam questões socioeconômicas, de gênero, étnico-raciais, sobre deficiências, e a promoção da saúde mental e de respeito aos direitos humanos;
V – ampliar os vínculos e reconhecimento da USP com a sociedade no que diz respeito às suas áreas de atuação.
Precisa de ajuda? Tem alguma reclamação ou denúncia?
Entre em contato:
Endereço:
Edifício Mário Covas Jr., Prédio da Administração da Poli-USP, 1º andar.
Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico – número 380
CEP – 05508-010 – São Paulo – SP