FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Programa Poli Recicla

A expressiva escala da comunidade politécnica, considerando professores, funcionários e alunos, bem como sua alta variedade e complexidade de atividades, exigiu da Escola Politécnica a criação do Poli Recicla, pois devemos considerar:

0
pessoas/dia
0
edifícios na Poli

Você já imaginou todas estas pessoas trabalhando e estudando de segunda a sexta-feira? E consequentemente gerando resíduos dos mais diversos tipos, desde resíduos típicos de escritório até resíduos laboratoriais. Neste contexto, o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos do Poli Recicla se iniciou seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS Lei 12.305/2010), assim como de outras normas e  legislações pertinentes.

Sendo assim, o Programa Poli Recicla foi criado pela Diretoria da Escola Politécnica no segundo semestre de 2006, integrando a Poli ao Programa USP Recicla, de responsabilidade da SGA (Superintendência de Gestão Ambiental).

O Poli Recicla compreende uma atuação mais proativa da Escola na gestão de seus resíduos, sendo  possível transmitir conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes comportamentais relacionadas à qualquer componente ambiental e dever social, remetendo ao compromisso da Escola em busca de soluções ambientalmente adequadas.

O Poli Recicla tem por missão incorporar o gerenciamento sistemático e sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica, além de estimular a comunidade a participar deste processo.

Comissão

Coordenadores:

Prof. Dr. José Carlos Mierzwa

Profa. Dra. Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

Gestora:

MSc. Camila E. Marinho

Membros discentes:

Felipe Roberto Dias

José Samuel Sozigam

Antonio Livio da Silva Nunes (Representante PMT)

Edson de Moura (Representante PTR)

Eric Piaga Pessoa Lima da Silva (Representante PME e PMR)

Fabio Campos (Representante PHA)

José Ivan Nunes Leite (Representante PQI)

Jorge Sakamoto (Representante PMI)

Mario Sabro Sanematsu (Representante PSI e PTC)

Mario Souza Takeashi (Representante PCC)

Valdineia dos Santos Silva (Representante PEF)

Gerenciamento de Resíduos

A gestão dos Produtos Químicos Controlados demanda uma atenção especial em relação ao controle da sua aquisição, estoque e utilização. Diversos produtos químicos são controlados por órgãos federais (Polícia Federal e Exército Brasileiro) e estaduais (Polícias Civis dos Estados), em razão de suas características especiais.

Levando-se em conta a relevância do assunto, destaca-se que os laboratórios que utilizam tais produtos controlados são responsáveis por todas as etapas do processo de gestão, que inclui a aquisição, o uso, o armazenamento e o descarte final. As trocas oportunas entre os laboratórios devem ser promovidas, minimizando a aquisição de novos produtos, assim como de resíduos gerados.

Por estas razões e para assegurar o cumprimento da Legislação específica (Lei nº 10.834/2003, Decreto nº10.030/2019, Decreto 6.911/1935, Portaria DPC 3/2008, Portaria 27/2013 e Portaria MJSP 240/2019), a Escola Politécnica deve apresentar, relatórios periódicos com as informações sobre esses produtos (vide seção Lista de Produtos Controlados), o que requer que cada Laboratório da Escola encaminhe um formulário (vide seção Formulário para preenchimento pelos laboratórios) relatando a compra e o consumo destes produtos controlados.

Devem ser apresentados corretamente todos os produtos utilizados, suas quantidades, além de anexadas as notas fiscais em ocasiões onde houver compras. Recomenda-se que a nota fiscal, em versão eletrônica ou digitalizada, seja convertida ao formato PDF.

Informações mais detalhadas nos anexos (vide seção Manual de Produtos Controlados) ou através do e-mail quimicos.poli@usp.br.

Devido a alta demanda por descarte de resíduos eletrônicos, o Poli Recicla disponibilizou, para o prédio da Administração e da Engenharia Elétrica, coletores de resíduos eletrônicos de modo a evitar o mau acondicionamento e destinação dos mesmos. Na Administração, alocou-se dois coletores de 240 L, no Serviço de Informática enquanto na Elétrica, alocou-se dois coletores de 1.000L. Quando estes coletores atingem a capacidade máxima, os responsáveis dos prédios acionam o CEDIR (Centro de Descarte de Resíduos de Informática) e a Seção de Veículos para agendar uma data para retirada e comunicam ao Poli Recicla a solicitação de descarte, possibilitando o acompanhamento da ação.

Projetos e ações

O Poli Recicla acredita que compartilhar conhecimentos e experiências na área de gestão de resíduos é de extrema importância para alcançar o objetivo de melhoria da qualidade ambiental. Pensando nisso, estamos sempre buscando realizar projetos e ações junto à comunidade politécnica.

Veja abaixo alguns de nossos projetos e ações: 

Visando diminuir o uso de copos plásticos por alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica, o Poli Recicla fornece gratuitamente canecas reutilizáveis de material durável. 

Ainda não tem a sua? Entre em contato com a gente!

 Canecas distribuídas à comunidade politécnica 

A Escola Politécnica demonstra um compromisso claro com a cultura sustentável, e assume a responsabilidade pelo desenvolvimento de boas práticas relacionadas à gestão de resíduos. Nesse contexto, o programa Poli Recicla organiza um treinamento para a equipe de limpeza anualmente. E porque todo ano? Sabe-se que por vezes temos uma rotatividade na equipe e além disso a Educação ambiental é um instrumento de reflexão das pessoas no processo de mudança de atitudes em relação ao correto descarte do resíduo e à valorização do meio ambiente.

O objetivo principal foi reorientar a equipe sobre o manejo adequado dos resíduos gerados na Escola, promovendo tanto a destinação ambientalmente responsável desses materiais, quanto a segurança dos funcionários. O treinamento tem duração aproximada de 2 horas e incluiu atividades interativas, que envolveram ativamente os participantes. Além de fornecer orientações detalhadas, o evento permite esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e abordar casos comuns enfrentados na rotina de trabalho. 

Nos treinamentos buscamos construir uma relação de maior proximidade entre os funcionários e a equipe do Poli Recicla, fator fundamental para o sucesso da gestão de resíduos da Escola. No final, os participantes recebem certificados de participação como reconhecimento pela presença.

Dinâmicas interativas com funcionários da empresa de limpeza da Escola Politécnica da USP

Funcionários da empresa de limpeza da Escola Politécnica da USP com o certificado de participação do treinamento do Poli Recicla.

O Poli Recicla e o grupo de extensão Poli Social participaram de uma ação conjunta em maio de 2019, na Escola Municipal Professor Roberto Mange, localizada na Zona Oeste de São Paulo, durante a III Semana Social promovida pela Poli Social, cujo tema era sustentabilidade. Com o objetivo de abordar temas de educação ambiental diversas atividades foram promovidas, entre elas um “Caça ao tesouro” com resíduos. Nessa prática, os alunos buscaram pela escola uma variedade de resíduos, e, ao fim, realizaram a separação entre resíduos recicláveis e não recicláveis.

A ação contou com 20 alunos voluntários da Escola Politécnica, e cerca de 48 crianças participaram. Confira o relatório detalhado da ação aqui.

Equipe Poli Recicla e Poli Social na Escola Municipal Professor Roberto Mange

Acompanhe a Poli nas redes sociais!