FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Congregação da Escola Politécnica da USP aprova Projeto Acadêmico Institucional 2023 - 2027

Em sessão realizada na tarde do dia 27 de junho de 2024, a Congregação da Escola Politécnica da USP aprovou o Projeto Acadêmico Institucional 2023 – 2027, documento que substitui a primeira versão, apresentada em 2018. “O Projeto Acadêmico da Poli é um trabalho conjunto de toda a sua comunidade, de modo a contemplar as mais diversas ações e opiniões e organizá-las no sentido de melhor servir à Sociedade”.

O Projeto 2019-2023 foi concebido considerando a missão da Escola Politécnica para o futuro da engenharia no País, e sua revisão no novo ciclo atualiza as estratégias e objetivos com base em indicadores e fatores críticos de sucesso, essenciais para avaliação do progresso do plano.

“A novidade do PA ora proposto é a preocupação com dois importantes temas: a Governança e a Inclusão e Pertencimento. O aperfeiçoamento da governança, responsável pelas diretrizes, pelos processos e mecanismos que irão garantir eficiência, transparência e sustentabilidade das atividades administrativas e acadêmicas, tem exigido um grande esforço da Poli, demonstrando sua preocupação na continuidade da excelência do ensino e da pesquisa, mantendo sua perenidade e confiança na sua referência que permeia por mais de um século.

O tema da inclusão tem sido cada vez mais presente na Universidade de São Paulo. O acolhimento aos alunos, professores e funcionários é uma preocupação constante e trabalho permanente da Comissão de Inclusão e Pertencimento, recentemente estruturada e deverá ser um grande desafio no próximo ciclo avaliativo”.

Confira abaixo a Missão, Visão e Valores da Escola Politécnica da USP:

MISSÃO (Por que existimos?)
A Escola Politécnica, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país e do planeta, com a prática da cidadania e com responsabilidade ética, social, econômica e ambiental, tem como missão formar profissionais em Engenharia com excelência científica e técnica, que possam se tornar líderes inovadores e empreendedores, realizar pesquisas, difundir e preservar conhecimento, e prestar serviços de alta relevância e impacto para a sociedade, em âmbito nacional e internacional.

VISÃO (o que queremos ser?)
Ser um centro de vanguarda de Engenharia, reconhecido nacional e internacionalmente, que participa da construção da sociedade do futuro e se vale de conhecimento
interdisciplinar, capacidade de pesquisa e domínio de um amplo espectro de tecnologias para educar e formar profissionais com forte base conceitual e metodológica para a inovação e o desenvolvimento.

VALORES
• Integridade: com integridade preservamos a confiança mútua, a credibilidade e possibilitamos o trabalho em equipe e a colaboração;
• Racionalidade: acreditamos na lógica, na análise, na matemática, na modelagem, nos conceitos precisos, no contraditório, no diálogo;
• Respeito: respeitamos o outro e a realidade, seja da natureza, seja da realidade social, e não hesitamos em re-avaliar, como ‘re – specere’ do Latim, em olhar de novo. A percepção do outro deve ser reavaliada;
• Postura criativa: a engenharia trata do que não existia, do que poderá ser, e os conceitos devem ser apreendidos na sua abrangência máxima para não estreitar a visão das
possibilidades;
• Postura educativa: devemos levar em consideração o desenvolvimento do aluno em todas as atitudes;
• Rigor acadêmico: treinamos a habilidade de rastrear os passos do raciocínio até os princípios fundamentais;
• Responsabilidade social: desenvolvemos alta tecnologia que causa impactos sociais e ambientais, cabendo a cada um atuar com responsabilidade social;
• Humanismo: exercemos a engenharia levando em conta o humanismo.

Print Friendly, PDF & Email