Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Especialistas do Tanque de Provas Numérico e Laboratório de Análise de Risco da USP  ofereceram curso “Avaliação Náutico-Portuária – Fundamentação e Aplicações”

Entre os dias 5 e 9 de agosto, o Tanque de Provas Numérico (TPN) e o Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco da USP  realizaram o “IV Curso de Avaliação Náutico-Portuária”, destinado a 23 oficiais da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil. 

A formação foi coordenada pelos professores Eduardo Aoun Tannuri e Marcelo Ramos Martins. Eles explicam que o curso foi direcionado à capacitação dos oficiais nas ferramentas e técnicas essenciais para a condução de estudos náuticos, com a abordagem de definição de parâmetros operacionais para portos e terminais, o planejamento de novas obras, a avaliação do aumento do tamanho dos navios e a introdução de novas operações. “Esta capacitação é de extrema importância, já que a Marinha é a autoridade responsável pela Segurança da Navegação no Brasil e desempenha um papel crucial na garantia de decisões seguras e tecnicamente fundamentadas”, detalha o professor Tannuri.

Segundo Tannuri, a combinação de tecnologias avançadas, como os Simuladores de Manobras do TPN-USP, e modernas técnicas de Análise de Risco permite que os oficiais tomem decisões mais eficazes e seguras.

Durante os cinco dias de atividades, os participantes foram expostos a conceitos e técnicas fundamentais para projetos náuticos, além de participarem de exercícios práticos e estudos de casos envolvendo simulações e análises de risco em portos e hidrovias do Brasil.

Esta quarta edição do curso reforça a sólida colaboração entre a Marinha do Brasil e a Escola Politécnica da USP, uma parceria que contribui significativamente para o aprimoramento da segurança e eficiência das operações náuticas no País.