Objetivo é preparar profissionais de empresa públicas e privadas para a governança e implantação de projetos ‘verdes’, soluções de TIC mais eficientes a partir da gestão racional de seus serviços e recursos com ganhos econômicos e sócio-ambientais, e tratamento adequado de resíduos.

Até o dia 18 de julho estarão abertas as inscrições para o MBA Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco em governança, que é oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). Organizado pelo Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologias da Informação e Comunicação (LASSU), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, o curso é o único do gênero no país. É voltado principalmente para profissionais de TIC e administradores em geral e visa prepará-los para o uso de metodologias de governança, segundo preceitos de sustentabilidade.

“O curso aborda uma gama de conhecimentos essenciais para empresas públicas e privadas que querem operar e empreender projetos ‘verdes’, adotar arquiteturas de TIC mais eficientes a partir da gestão racional de seus serviços e recursos, e implantar projetos de tratamento de resíduos alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma a profª. Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do LASSU e idealizadora do curso.

O programa do MBA, que tem a chancela da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e está em sua segunda turma, contará com disciplinas como tendências tecnológicas, computação em nuvem, governança corporativa e de TIC, gestão de infraestrutura computacional, políticas públicas, legislação e inovação tecnológica e sustentabilidade, entre outras. “O MBA aborda metodologias com eficiência comprovada em casos práticos, confirmando a necessidade do uso planejado de recursos e arquiteturas de sistemas que visam à redução do consumo de energia, otimização do uso de espaço em ambientes e o gerenciamento do ciclo de vida de equipamentos e aplicações”, explica. “Além disto, mostra como metodologias adotadas no segmento como o ITIL, Cobit e BSC podem compreender aspectos de sustentabilidade em linha com a eficiência operacional”, acrescenta.

Mais diferenciais – Outro importante diferencial do curso está no preparo dos profissionais quanto ao alinhamento da área de tecnologia às recentes mudanças legais, permitindo que estes possam adequar suas organizações às exigências deste novo cenário, prevenindo riscos e perdas. É o tema da disciplina em direito ambiental, que aborda os impactos do marco regulatório para as empresas sobre sua responsabilidade perante o tratamento do resíduo eletrônico, por exemplo.

O curso também propicia ferramentas e rotinas que sinalizem à direção das empresas o benefício destes projetos. “Profissionais das áreas de tecnologia e telecomunicações vêm de carreiras com um foco predominantemente técnico. Podem, portanto, se beneficiar ao aprimorar seu planejamento estratégico e a forma como comunicam o que fazem às cúpulas das organizações, dando mais respaldo aos seus projetos”, explica Tereza Cristina.

O programa também promove diversas palestras internacionais com pesquisadores e professores de universidades renomadas tanto dos Estados Unidos como Europa. Hoje, o LASSU tem parcerias com MIT (Massachussetts Institute of Technology), BU (Boston University), nos EUA, e i2Cat, na Espanha – Catalunha. Os alunos do MBA têm a oportunidade de participarem de tais palestras e de programas, como do MIT D-Lab e IDDS (Encontro Internacional de Design para Desenvolvimento Sustentável), que envolve profissionais do mundo todo.

Serviço: As inscrições para o MBA Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação podem ser feitas pelo site www.lassu.usp.br ou pessoalmente (Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, travessa 4, n. 399, Bloco 27 Cidade Universitária – São Paulo, SP). São 450 horas de aulas, ministradas no período noturno, três vezes por semana, nas dependências do LASSU. O corpo docente é formado por professores da USP e profissionais renomados do mercado.