Foi realizada ontem (2/12) a cerimônia de premiação dos melhores alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), do ano letivo de 2014. A cerimônia ocorreu no auditório “Francisco Romeu Landi” e foi aberta pelo diretor da Escola, prof. José Roberto Castilho Piqueira, com mesa composta pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Santana Soares, diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo; pelo presidente da Comissão de Graduação da Escola, Francisco Ferreira Cardoso; e pela Assistente Técnica Acadêmica da Poli, Ângela Teresa Buscema.

melhores-alunos-2014-sml

Estiveram também presentes diversos engenheiros proeminentes, como o conselheiro vitalício do Instituto de Engenharia Engenheiro, Plínio Assmann, ex-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo e da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa). No total, foram contemplados 56 alunos, com 20 prêmios diferentes.

O diretor da Poli iniciou seu discurso parabenizando os alunos, os familiares, os docentes e os funcionários da Poli, lembrando que a “trajetória de um politécnico de alto nível começa em casa, com o exemplo e o suporte de pais e familiares”. Piqueira destacou a importância da ética e da responsabilidade no exercício da carreira de engenheiro. Lembrou que os alunos premiados, além de terem ingressado em uma das melhores escolas de Engenharia do País, sairão de lá como os melhores.

“Ao buscar um conhecimento de alto nível, você disseram não à mediocridade. Digam não, daqui para frente, à Engenharia de má qualidade”, enfatizou ele, citando como exemplo os profissionais que atendem os interesses de lucro da empresa em detrimento da qualidade do projeto e da responsabilidade social-ambiental.

O engenheiro James Manoel Guimarães Weiss, da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), que representou as entidades e empresas oferecedoras dos prêmios, citou em seu discurso as tecnologias disruptivas que irão transformar o mundo nos próximos dez anos, como Internet das Coisas, robótica avançada, veículos autônomos, armazenamento de energia e manufatura aditiva. “Gostaria de vê-los daqui a alguns anos trabalhando de forma bem-sucedida nessas áreas”, disse. “Mas é importante que, quando estiverem dentro das organizações, deem atenção aos aspectos humanos”, destacou. “Se relacionem com respeito e humildade, privilegiem a comunicação e mantenham sempre o bom humor diante das adversidades.”

Da parte dos alunos, quem discursou foi Flávio Villela de Oliveira, ganhador de vários prêmios. “Primeiro, gostaria de dizer que é uma alegria poder estar de volta aqui na Poli, foi um período fantástico na minha vida”, disse. “De ter tido a oportunidade de estudar em uma instituição, cujo prestígio é reconhecido no Brasil e no Exterior”, acrescentou. Ele agradeceu aos professores, funcionários e familiares em nome dos demais premiados.

Veja aqui a lista dos alunos premiados.

Acesse as fotos da cerimônia.