Corte de cabelo e doação de livros pré-vestibulares fizeram parte da Festa da Matrícula, realizada nesta quinta-feira

Os recém-matriculados na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) puderam colaborar com trabalhos comunitários, participando das atividades do grupo Poli Social organizadas nesta quinta-feira (11/02), primeiro dia de matrícula. Este ano, dois profissionais voluntários do JJ Cabelereiros cortaram cabelos dos estudantes que quiseram participar da ação da ONG Rapunzel Solidária, que utiliza mechas de cabelos para fazer perucas e doá-las para pacientes que tratam de câncer.

Outra campanha, feita pelo Poli Social em parceria com o Projeto Kali, arrecadou livros de preparação para o vestibular que serão usados em cursinhos pré-vestibular voltados a estudantes que não têm renda para custear um cursinho privado. Os livros serão arrecadados ao longo das próximas semanas.

Depois de um ano de estudos no cursinho, Ana Maria de Oliveira Yamakami, de 18 anos, acabou de se matricular em Engenharia de Minas na Poli e foi a primeira voluntária a ter os cabelos cortados para ajudar a Rapunzel Solidária. Acompanhada da tia, Andrea Oliveira, a estudante viu o estande e ela mesma quis cortar seus cabelos pretos, que já ultrapassavam a metade das costas. “O processo da matrícula foi muito tranquilo, bem organizado”, comentou, feliz por ter passado na USP e estar colaborando com um projeto social.

A equipe do Poli Social aproveitou o momento da matrícula para convidar os ingressantes a participarem do Trote Solidário, que será realizado no dia 20 de fevereiro, na Escola Municipal Olavo Pezzotti, na Rua Fradique Coutinho, 2.200, Vila Madalena, São Paulo, a partir das 9h. Clique no perfil do Facebook do Poli Social (https://www.facebook.com/grupopolisocial/?ref=br_rs) para mais informações sobre o Trote Solidário e outras atividades do grupo.

Matrícula continua – Hoje (12/02) é o último dia para os aprovados no vestibular se matricularem no curso que escolheram. As matrículas estão sendo realizadas no prédio da Engenharia Civil, onde uma equipe de funcionários da Escola os recebe. Ao entregar e assinar os documentos exigidos para a matrícula, os estudantes recebem material, como o Guia do Calouro e o Código de Ética da Poli, além da carteirinha provisória de identificação da USP, o cartão alimentação, a grade de aulas do primeiro semestre, entre outros.