Duas aulas inaugurais marcarão o início do ano letivo de 2016 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Uma será ministrada em São Paulo pelo empresário e politécnico Pedro Wongtschowski. Acontece no dia 15/2, às 9h, no Espaço Figueiras (Av. Corifeu de Azevedo Marques, 137 – Butantã). A outra será ministrada em Santos pelo secretário Estadual de Energia e Mineração, e também politécnico, João Carlos de Souza Meirelles. Será no dia 17/2, às 9h, na Unidade da Poli em Santos (Praça Narciso de Andrade, S/N – Vila Matias).

Natural de São Paulo, Wongtschowski é engenheiro químico, mestre e doutor em Engenharia pela Poli-USP. Foi diretor superintendente da Oxiteno S.A. entre 1992 e 2006. Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi presidente da Ultrapar Participações S.A. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Também é membro do Conselho de Administração de diversas empresas, incluindo a própria Ultrapar e a Embraer, e de instituições não governamentais na área de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Já Meirelles é engenheiro civil, com experiência nos setores legislativo e executivo. Foi vereador de São Paulo, onde ocupou o posto de presidente da Câmara. No executivo, foi secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de 1998 a 2002, de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2003 e 2006, além de assessor especial de Assuntos Estratégicos do governador do Estado de São Paulo em 2013. Também ocupou cargos de destaque em associações e conselhos, como a presidência do Conselho Nacional de Pecuária de Corte. Desde 2015 é secretário de Estadual de Energia.