Canal Azul é um processo eletrônico de exportação e importação de mercadorias agropecuárias que foi desenvolvido por grupo de pesquisa da Poli

O professor da Escola Politécnica da USP, Eduardo Mário Dias, coordenador do Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais (GAESI), do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas, apresentará o Projeto Canal Azul na Secretaria de Portos da Presidência da República, em Simpósio que será realizado nos dias 1 e 2 de março. O Canal Azul é um processo eletrônico de exportação e importação de mercadorias agropecuárias que foi desenvolvido pelo GAESI e, entre outras vantagens, irá modernizar o controle oficial das exportações e gerar uma economia de 72 horas para o exportador, por meio da digitalização dos processos de documentação das cargas que circulam nos portos brasileiros.

A abertura e o fechamento do Simpósio serão feitos pelo Ministro-chefe da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho. No primeiro dia, o professor Eduardo Mário Dias fará uma apresentação sobre os desafios a serem vencidos na utilização de tecnologia da informação nos portos, e o pesquisador do grupo, Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo, falará sobre o Canal Azul Eletrônico e a integração de contêineres no Porto de Paranaguá, onde estão sendo realizados os testes do Canal Azul.

O Projeto iniciou com o apoio da FINEP em 2008 e foi concluído em 2010. Após sua conclusão, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, se interessou, e um projeto piloto foi implementado em 10 empresas da associação. A plataforma foi lançada no dia 24 de novembro de 2015 pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em conjunto com a Poli-USP, e desde então vem sendo testada no porto de Paranaguá. Na ocasião, a ministra parabenizou o professor da Universidade de São Paulo, Eduardo Mario Dias, pesquisador responsável pelo Canal Azul e afirmou que “É o Ministério da Agricultura desburocratizando e promovendo a competitividade das empresas brasileiras”, afirmou a ministra na cerimônia de lançamento.

O projeto já foi destaque no Jornal Nacional. Assista no link.