A Escola Politécnica da USP e a empresa Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do País, criaram uma Cátedra na área de gestão de infraestrutura de transportes. O acordo foi assinado em evento realizado no dia 2 de março de 2016, com a participação do diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, e da vice-diretora, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, que coordenará a Cátedra brasileira. Estiveram presentes à assinatura David Díaz Almazán, presidente da Arteris, e Francisco Reynes, CEO da Abertis.
A iniciativa integra rede global de cátedras da Abertis, acionista da Arteris, presentes também na Espanha, França, Porto Rico e Chile. A cátedra no Brasil foi criada com o objetivo de potencializar e concentrar a formação integral na gestão das infraestruturas do transporte, assim como a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Podem participar estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área.
A cátedra será dirigida pela professora Liedi, e será sediada no Departamento de Engenharia de Transportes – uma das quatro divisões da grande área de Engenharia Civil da Poli-USP. A área é responsável pelo programa de pós-graduação em sistemas de transporte e logística de engenharia e seus principais interesses de pesquisa incluem sistemas de logística, transporte e distribuição, operações de gestão de transporte e transporte urbano. Além da cátedra, também foi criado o I Prêmio Abertis de Pesquisa em Engenharia de Transportes no Brasil. Serão avaliadas as melhores teses de doutorado e dissertação de mestrado realizadas por estudantes universitários, em âmbito nacional, como reconhecimento de qualidade do trabalho acadêmico na área de gestão da infraestrutura rodoviária.
Para a professora Liedi, a Cátedra com a USP é um reconhecimento da Abertis, já que a fundação escolheu a universidade após pesquisa entre outras instituições brasileiras, em reconhecimento ao destaque da USP no país. “A Cátedra é uma iniciativa de reconhecimento da importância da Engenharia de Transportes no Brasil, e promove a concessão de prêmios no âmbito nacional”, explica. “Espera-se também uma valorização da área de transportes. Esta é uma iniciativa abre portas para uma maior divulgação dos trabalhos universitários e amplia a interação da universidade com o setor produtivo”.
Outras informações no link http://www.abertis.com/es/el-grupo/sobre-abertis/actualidad/869