Aulas serão dadas por Patrick Farrell, do Instituto de Matemática da universidade inglesa, e pelo professor Emílio Nelli Silva, da Poli-USP.

O RCGI – Fapesp-Shell Research Centre for Gas Innovation (Fapesp-Shell Centro de Pesquisa em Inovação em Gás) está trazendo ao Brasil, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o professor Patrick Farrell, do Instituto de Matemática da Universidade de Oxford, da Inglaterra, para dar um curso de pós-graduação sobre simulação numérica. O curso integra o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Farrell, que será um novo parceiro de pesquisa do RCGI no exterior, é professor associado de Análise Numérica e Computação Científica, do Instituto de Matemática, e tutorial fellow em Matemática Aplicada, no Oriel College, ambos da Universidade de Oxford. Ele é bacharel em Matemática pela Universidade Nacional da Irlanda e PhD em Física Computacional pelo Imperial College de Londres. Entre os diversos prêmios que conquistou ao longo da carreira está o Wilkinson Prize for Numerical Software.

O docente irá ministrar o curso “PMR5412 – Modelling and Numerical Simulation via Variational Calculus” em conjunto com o diretor do Programa de Engenharia do RCGI e professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos (PMR) da Poli, Emílio Carlos Nelli Silva.

“Simulação computacional é algo essencial para diversas áreas da Engenharia. No curso, será abordada uma plataforma específica, a FEniCS, que é mais flexível do que outras existentes”, explica Silva. Essa plataforma permite customização da implementação da simulação computacional, de forma que o pesquisador ou engenheiro consiga programar as simulações que quer realizar de acordo com suas necessidades.

Inscrições – As inscrições para o curso estarão abertas até o dia 29 de janeiro e devem ser feitas pelo Janus, sistema de matrículas de pós-graduação da USP. São 32 vagas, sendo metade reservadas para alunos do PPGEM e o restante para alunos especiais. Nesse caso, o aluno precisa já estar matriculado em algum programa de pós-graduação da USP. As aulas serão realizadas entre 10 e 18 de abril, das 8h às 17h, na sala MZ01 do Prédio da Engenharia Mecânica da Poli-USP, e ministradas em inglês. Outras informações no site do RCGI.