FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Criado em setembro de 2016, a rede social conta com vídeos de experimentos desenvolvidos por alunos.

O Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da USP (Poli) criou uma conta na plataforma de mídia social Youtube. A ideia inicial surgiu após uma conversa entre o professor Bruno Augusto Angélico e seus alunos sobre a melhor forma de divulgar os experimentos produzidos no Departamento para a comunidade externa. 

“O objetivo principal do canal é mostrar que a teoria de controle está presente em várias aplicações do dia-a-dia e como isso é interessante e pode ser divertido”, conta Angélico. “Além disso, busca-se, com a divulgação, atrair estudantes com interesse em desenvolver pesquisas que envolvam aplicações práticas de controle”, completa. O canal pode ser acessado através do link https://www.youtube.com/c/laboratoriodecontroleaplicadopoliusp

História do Laboratório – O LCA foi criado no começo de 2016 com o intuito de desenvolver pesquisas relacionadas às aplicações práticas da teoria de controle (utilizada dentro da Engenharia para tratar do comportamento de sistemas dinâmicos) e de construção de sistemas (plantas) de controle. “O incentivo inicial surgiu com a aprovação de um projeto junto à Fapesp, com aquisição da planta giroscópio de controle de momento e dos materiais e equipamentos necessários para o sistema tanque quádruplo projetado e construído pelo LCA”, afirma. O sistema consiste em uma estrutura onde bombas hidráulicas distribuem líquido dentro de quatro tanques com o objetivo de controlar o nível nos dois inferiores. O vídeo do experimento já está disponível no Youtube, no link https://youtu.be/bVl3kvpXG3o

A reserva de um espaço no PTC para a alocação do sistema serviu de partida para o desenvolvimento de novos projetos no local, e, posteriormente, para a inauguração oficial do laboratório. Atualmente, o LCA possui diversos protótipos de plantas de controle em desenvolvimento, o que possibilita a aplicação de algoritmos em sistemas práticos e permite que os estudantes não se atenham apenas a exemplos teóricos, colocando em prática os conceitos teóricos aprendidos em aula. “Com um sistema real, a motivação para a aprendizagem é amplificada”, comenta. 

Outra vantagem do laboratório, segundo Angélico, está na economia de materiais. “Equipamentos didáticos de boa qualidade são, geralmente, muito caros. Assim, uma das missões do laboratório é desenvolver protótipos de baixo custo, mas com todas as funcionalidades de um sistema comercial. Tais protótipos poderão, no futuro, equipar o laboratório didático de controle da Poli-USP”. O laboratório já é local de pesquisas no âmbito da iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e doutorado, contribuindo assim para uma melhor formação de recursos humanos capacitados. 

 

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