Estudantes dos cursos oferecidos pela Escola receberam seus diplomas em cerimônia realizada no campus do Butantã, em São Paulo.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizou, na manhã desta quinta-feira (02/02), a colação de grau das turmas do segundo semestre de 2016. Foram entregues os certificados de colação para 432 formandos. O evento ocorreu no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, do prédio da Administração da Poli, no campus do Butantã da USP, em São Paulo.

Cada curso – Engenharia Elétrica, Civil, Química, Materiais, Metalúrgica, Minas, Petróleo, Produção, Computação, Mecânica, Mecatrônica, Naval e Ambiental – teve uma cerimônia de colação separada. Compuseram a mesa de cada uma das turmas o professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli, Márcia Costa Pinto Barros, assistente técnico-acadêmico da Escola, e um casal de pais, representando as famílias dos novos engenheiros.

Na abertura da cerimônia dos alunos de Engenharia Elétrica, os primeiros a receber os certificados, o professor Piqueira cumprimentou os estudantes, professores e funcionários da Poli, e chamou a atenção para o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas pela Escola aos inscritos no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) – um fato que, para ele, exemplifica a importância do patrimônio moral da instituição, que todos os politécnicos devem se esforçar por cultivar.

O diretor também homenageou os pais dos alunos, ressaltando a importância do papel das famílias na formação dos novos profissionais. “A carreira do engenheiro politécnico não começa na Escola, mas no ambiente familiar de cada um. Todos tiveram uma orientação segura que os permitiu chegar até aqui”, afirmou.

Após o juramento, os formandos receberam seus diplomas e ganharam um pin com o símbolo da Escola Politécnica, a deusa Minerva (Atena, em grego). Emblema da Poli desde a sua fundação em 1893, a deusa se associa à engenharia por representar a estratégia lúdica e a racionalidade.

Após a entrega dos certificados, o diretor da Poli concluiu a cerimônia. Dessa vez, seu discurso se concentrou em reforçar o valor da ética na profissão e em pedir aos recém-formados cuidado na preservação do patrimônio intelectual da Escola Politécnica. “Exerçam o papel que a sociedade espera de vocês. A Escola se orgulha de vocês”, finalizou.

Confira as fotos do evento no Flickr: https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72157679774164406