Lançado em agosto de 2016, o Campus USP funciona nas plataformas iO e Android.

Com o início do ano letivo e a entrada de novos alunos, a Universidade de São Paulo (USP) reforça a divulgação sobre o aplicativo Campus USP para monitoramento dos campi da instituição. Ele pode ser utilizado por alunos, professores e servidores técnicos da universidade e permite ao usuário relatar, por exemplo, a ocorrência de furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas na iluminação pública, vazamentos de água e presença de animais abandonados.

Durante um deslocamento a pé, por exemplo, o usuário pode ativar o sistema de alerta que, em uma situação de emergência, avisa a Guarda Universitária. Os registros podem ser feitos por meio de texto, fotos ou áudio e são encaminhados imediatamente para o atendimento da Guarda Universitária e das Prefeituras dos campi. A central de monitoramento da Guarda Universitária funciona 24 horas.

O aplicativo está disponível nas lojas App Store para o sistema iOS e Play Store para Android. Depois de instalado no dispositivo móvel, o usuário deve fazer o login com seu número USP, usando a senha única de acesso aos sistemas institucionais da Universidade.

Por requerer o número USP, ele só pode ser utilizado por quem é aluno, professor ou funcionário da instituição. As informações pessoais, necessárias para que a Central de Operações possa identificar a ocorrência e contatar o usuário, são acessadas diretamente da base de dados da USP e mantidas em sigilo. Relatos falsos sujeitam o autor a penalidades civis e criminais.

O Campus USP foi desenvolvido por um grupo de técnicos do campus “Fernando Costa”, em Pirassununga, da Superintendência de Segurança e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Informações podem ser obtidas pelo site www.sppu.usp.br ou pelo e-mail dov@usp.br. Clique aqui para acessar o guia do aplicativo e aqui para ler as dicas do Manual de Segurança produzido pela USP.

Emergências no Campus da USP na Cidade Universitária, onde fica a Escola Politécnica (Poli-USP), também podem ser reportadas pelos telefones (11) 3091-3222 / 3091-4222.

Há, ainda, os serviços públicos:

Polícia Militar: 190
SAMU – 192