Painel integra programação da VR Week, que será promovida pelo laboratório Samsung Ocean USP, entre 3 e 7 de abril.

O Samsung Ocean USP, laboratório sediado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), promove entre 3 e 7 de abril a VR Week. O evento contará com palestras, painéis, oficinas e treinamentos focados em realidade virtual. Profissionais de mercado e pesquisadores irão discutir sobre processo de criação e desenvolvimento de soluções em realidade virtual, mercado, aplicações práticas e tendências. As inscrições podem ser realizadas pelo site oceanbrasil.com, no canal de cursos (procure pela data do evento), ou pelo aplicativo Samsung Ocean, disponível para Android no Google Play.

Um dos destaques da programação da VR Week é o painel do dia 5 de abril, que começará às 19h, e reunirá cientistas e executivos para discutir o tema “Como a realidade virtual irá revolucionar nossas vidas?”. O professor Marcelo Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, abrirá o painel destacando as pesquisas recentes, resultados práticos e o futuro da realidade virtual no campo das pesquisas científicas. A seguir, Renato Citrini, gerente de produto da Samsung, trará os temas relacionados ao mercado mundial e brasileiros, tendências tecnológicas e visão de futuro.

Ainda dentro desse painel, Jay Santos, engenheiro da Unity, abordará a realidade virtual em relação ao mercado de games: processo de criação, como as narrativas, personas, modelo de interação, desenvolvimento de games em realidade virtual e desafios no contexto de desenvolvimento. Também está prevista uma apresentação focada no mercado de entretenimento, que deverá tratar de storytelling associado à tecnologia imersiva de VR, aplicação prática no campo de entretenimento e expectativas de futuro.

O painel termina com um debate entre os palestrantes e que será moderado por Eduardo Conejo, innovation Sr. manager da Samsung Electronics. Nele serão discutidas questões como o impacto da realidade virtual nas relações interpessoais, já alteradas pelos smartphones e redes sociais; o processo de popularização e uso da tecnologia no cenário brasileiro; os benefícios e desafios do uso da realidade virtual em educação e saúde, e como empresas e academia podem trabalhar juntas para promover a evolução da tecnologia e suas aplicações.

Haverá outro painel no dia seguinte (6/4), também às 19h, no qual serão abordados cases de uso de realidade virtual em tecnologia da informação e comunicação, educação e saúde, com apresentações das empresas Samsung, EvoBooks e Medroom, respectivamente.

Demais atividades – No dia 3 de abril, haverá palestras técnicas, enquanto no dia 4 serão aplicados dois treinamentos em realidade virtual. No dia 5, de tarde, estão programados uma palestra com o tema “Antecipando tendências através do design” e uma oficina sobre design thinking para soluções em realidade virtual. A VR Week termina no dia 7, com a oficina na qual será oferecida mentoria em desenvolvimento de soluções em realidade virtual.

Inaugurado em abril de 2016, o Samsung Ocean USP é dedicado a atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de aplicativos móveis, Internet das Coisas, realidade virtual e games, com estímulo ao empreendedorismo. O laboratório tem 300 metros quadrados e está situado no prédio do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, no campus da USP no Butantã, em São Paulo – Avenida Professor Almeida prado, 531, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

(Janaína Simões)

*************************