Já estão agendados três encontros mensais, todos com temas pertinentes à Engenharia de Minas.

O ciclo de palestras mensais relacionadas à área de Engenharia de Minas será retomado em 2017. Ele é organizado pela Associação Paulista de Engenheiros de Minas (Apemi) e recebe o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O primeiro evento, sobre licenciamento ambiental, ocorrerá no dia 2 de maio, às 19 horas, no Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI) da Escola, no campus Butantã, em São Paulo. Outras duas palestras já estão agendadas para os dias 6 de junho e 3 de julho, no mesmo horário e local.

É o segundo ano consecutivo do ciclo coordenado pela Apemi. O principal objetivo desse evento é contribuir para o progresso e o desenvolvimento da Engenharia de Minas. As palestras abordam temas atuais e pertinentes a estudantes, profissionais e interessados no assunto.

A primeira palestra será proferida por Geraldo do Amaral Filho, Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e abordará os problemas enfrentados no licenciamento ambiental na mineração. Formado tecnólogo em Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, Amaral atua na Cetesb desde 1978, onde já exerceu diversas atividades. Atualmente também é professor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Na segunda palestra, o presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON) Heverton Bartoli vai falar sobre “Agregados Reciclados”. Ele é formado em Administração pela PUC Minas, com um MBA Executivo da Construção Civil pela FGV. Foi diretor comercial da Desmontec, empresa especializada em demolições civis e industriais e é diretor da empresa R3ciclo, especializada na gestão de resíduos sólidos da construção civil e demolição.

O dia 3 de julho terá a presença do professor da Poli Arthur Pinto Chaves, que discutirá as inovações tecnológicas dentro da mineração. O politécnico é docente titular de Tratamento de Minérios pelo PMI desde 1976, e publicou seis livros-texto utilizados em todos os cursos de Engenharia de Minas do Brasil, Argentina e países africanos de língua portuguesa.

O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia. Para mais informações, consulte o site da Apemi ou entre em contato pelo e-mail ciro@apemi.eng.br