Obra é voltada ao ensino da graduação, pesquisa e uso profissional em diversos cursos de Engenharia

O professor aposentado do Departamento de Engenharia Química (PQI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Luiz Roberto Terron, lança o livro “Propriedades dos Fluidos Derivados do Petróleo” pela LTC Editora.

A obra é voltada ao ensino da graduação, pesquisa e uso profissional em diversos cursos da Engenharia, e trata de assuntos como os meios de discriminação dos constituintes do petróleo; propriedades volumétricas, calóricas e equilíbrio líquido-vapor de hidrocarbonetos e misturas; técnicas de medições experimentais; análise de petróleo e frações; e modelagem e cálculo das propriedades de caracterização. Ao final, há ainda um capítulo com exercícios para ajudar na compreensão e assimilação dos conteúdos.

O livro é fruto de uma disciplina de graduação ministrada a alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli oferecida pelo PQI. Terron foi o responsável por montar a estrutura das aulas e ministrá-las por mais de 10 anos, e conta que a ideia de juntar todas as experiências vividas como docente da matéria partiu daí. Ao todo, foram dois anos de produção da obra e o mesmo período para edições finais.

O professor afirma que a obra pretende ajudar a preencher a lacuna que a Engenharia de Petróleo possui atualmente no Brasil: os 42 cursos existentes no país não são capazes de atender a demanda de mais de sete mil vagas de engenheiros de petróleo existentes. Ele também defende que o conteúdo da obra pode ser utilizado para a consulta de pós-graduandos e profissionais da área.

Sobre o docente – Luiz Roberto Terron formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e realizou o mestrado, doutorado e livre-docência na Poli. Foi professor associado do PQI, onde lecionou disciplinas de graduação e de pós-graduação. Atualmente, é professor sênior e ministra a disciplina de Propriedades dos Fluidos Derivados de Petróleo para o curso de Engenharia de Petróleo, além de coordenador do Petrofluid, laboratório da Escola.