Escola Politécnica foi fundada antes da USP

Assim como outras unidades de ensino, a Poli, como é amplamente conhecida a Escola Politécnica, foi fundada antes da Universidade de São Paulo. A criação da Poli, em 1893, integrou o esforço do governo em oferecer uma universidade pública à população que, além do ensino, incentivasse a atividade científica e promovesse a difusão do conhecimento.

A USP foi fundada 41 anos depois, em 1934, pelo interventor federal no governo do Estado, Armando de Salles Oliveira. Oliveira era um politécnico articulador da Revolução de 1932, que atuou para promover conciliação entre o governo e as lideranças paulistas derrotadas.

A Escola se beneficiou com a incorporação à nova instituição, pois o ensino de engenharia foi dinamizado com o estudo das ciências e concentrou professores e profissionais de alto nível em uma universidade pública. O objetivo era produzir conhecimento acadêmico, formar novos quadros docentes e desenvolver uma sólida instituição de pesquisa científica.

Atualmente, a USP é considerada a melhor universidade brasileira da América Latina, e a Escola Politécnica é referência nacional em engenharia, concretizando o que foi idealizado anos atrás.