30/05/2021 – O professor José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica (Poli) da USP, coordena um grupo que está desenvolvendo o dispositivo de auxílio ventricular implantável (DAV). Esse dispositivo permitirá que pacientes com problemas cardíacos possam passar melhor o período de espera por um transplante de coração e que pacientes em estado não tão grave, não precisem do transplante. “Os dispositivos de auxílio ventricular já são usados em larga escala no Exterior. Aqui os custos do aparelho somados aos da cirurgia inviabilizam sua aplicação na maior parte dos brasileiros. Este projeto, realizado pela Poli-USP em parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, pretende desenvolver um dispositivo com tecnologia nacional”, explica o professor. Leia na íntegra.