Professor e aluno da Poli retiram fragmento de canhão de Praça em Sorocaba para pesquisa científica

No dia 16 de maio, a Agência Sorocaba de Notícias publicou uma matéria que conta sobre a missão do professor Fernando Landgraf da Poli e de seu aluno Lucas Pedroso, da Engenharia de Materiais da Escola Politécnica (Poli) da USP, de remover um pequeno fragmento de um dos canhões da Praça Arthur Fajardo, para fins de pesquisa científica. A ação, ocorrida no centro da cidade, foi acompanhada pelo Secretário de Cultura de Sorocaba e pelo analista ambiental da Flona, teve também o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras.

O objetivo do projeto é analisar a microestrutura do ferro fundido usado na fabricação dos canhões, em 1840, na então Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, que se localizava na atual Floresta Nacional de Ipanema (Flona).

“Ter um trabalho de iniciação científica, como essa do professor Fernando e do aluno Lucas, vinculado à USP, que é uma das 60 universidades mais importantes do mundo, com apoio do Município, é muito satisfatório. A Secretaria de Cultura está sempre de portas abertas para essas pesquisas”, destaca o secretário de Cultura de Sorocaba.

Leia a matéria completa.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorocaba