Notícias sobre a Semana dos Ingressantes 2021

Aqui você encontrará todas as notícias publicadas sobre essa grande Semana nas nossas mídias sociais, no nosso site e no Jornal da USP.

Primeiro dia – Segunda-feira, 12 de abril de 2021.

Na manhã de segunda-feira, 12 de abril, foi realizada a Abertura da Semana de Recepção aos Ingressantes 2021 da Escola Politécnica (Poli) da USP. A Semana de Recepção é um evento tradicional, realizado todos os anos nas unidades da USP para ajudar os ingressantes a se adaptarem ao ambiente universitário. Em 2021, devido à pandemia de covid-19, a Semana de Recepção acontece totalmente online. Enquanto os eventos são transmitidos pelo canal da Poli no YouTube para o público, os novos alunos podem acompanhar as palestras e atividades pelo Zoom. 

Na tarde do dia 12 de abril, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou virtualmente a Aula Inaugural de 2021, e o convidado para esta tradicional solenidade foi o Engenheiro Pedro Passos, co-fundador e copresidente do Conselho de Administração da Natura, formado na Poli.

Segundo dia – Terça-feira, 13 de abril de 2021.

Na manhã da terça-feira, dia 13 de abril, foi realizado o segundo dia da Semana de Recepção aos Ingressantes 2021 da Poli. 

Os alunos ingressantes foram recepcionados em salas separadas, para apresentação dos seus respectivos cursos em transmissões pela plataforma Zoom. Os coordenadores dos cursos realizaram palestras, vídeos e conversas entre os ingressantes com alunos veteranos e professores, para dar as boas-vindas aos ingressantes, dentro do contexto da área que ele seguirá pelos próximos anos. 

Leia a notícia completa aqui.

Terceiro dia – Quarta-feira, 14 de abril de 2021.

Na manhã da quarta-feira, 14 de abril de 2021, foi realizado o terceiro encontro da Semana de Recepção aos ingressantes 2021 da Escola Politécnica (Poli) da USP. No primeiro momento da manhã, às 10h, foi apresentado o Projeto Inspire, um ventilador pulmonar de baixo custo e emergencial para combate à covid-19,  criado e desenvolvido pela Poli e fabricado pela Marinha do Brasil com apoio de outros Institutos e da iniciativa privada. Os coordenadores do Projeto Raul González Lima, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, e Marcelo Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, e o engenheiro Dario Gramorelli, presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos e ex-professor da Poli, abordaram a importância do projeto em âmbito nacional aos ingressantes. 

Leia na íntegra.

Na manhã da quarta-feira, 14 de abril de 2021, foi realizado o terceiro encontro da Semana de Recepção aos ingressantes 2021 da Escola Politécnica (Poli) da USP. Além da apresentação do Projeto Inspire, a manhã do terceiro dia também contou, a partir das 11h,  com a apresentação das “Questões acadêmicas com funcionários do Serviço de Graduação”, pela equipe de funcionários da área acadêmica da Escola. Os alunos conheceram algumas regras do Estatuto da USP que guiarão sua graduação, e puderam tirar dúvidas com os responsáveis pela área. 

Leia na íntegra.

A função dos Representantes de Classe é ajudar a turma sempre que surgir alguma questão acadêmica, como por exemplo esclarecimento de empecilhos com os professores. Eles são essenciais para manter contato com os professores e Representantes Discentes. É um trabalho voluntário e muito importante para a vida acadêmica dos estudantes da Escola Politécnica. 

Saiba mais

Quarto dia – Quinta-feira, 15 de abril de 2021.

Na tarde do dia 12 de abril, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou virtualmente a Aula Inaugural de 2021, e o convidado para esta tradicional solenidade foi o Engenheiro Pedro Passos, co-fundador e copresidente do Conselho de Administração da Natura, formado na Poli.

Leia matéria completa no link.

Na manhã da quinta-feira (15/04) , a partir das 10h, os alunos foram recepcionados pela apresentação da Atlética da Poli. Os representantes da entidade parabenizam os calouros e falaram sobre o que é uma Atlética, suas funções e atividades desenvolvidas. “A Atlética é uma entidade estudantil responsável pela administração de eventos sociais, esportes universitários, torneios e ‘inters’, campeonatos entre unidades da USP ou de outras faculdades”.

Leia na íntegra.

Quinto dia – Sexta-feira, 16 de abril de 2021.

Confira como foi a manhã do último dia da Semana de Recepção aos ingressantes 2021 

Na manhã desta sexta-feira, 16 de abril, tiveram início na Escola Politécnica (Poli) da USP as aulas da disciplina Empreendedorismo e Inovação em Engenharia (PMI3817), que neste ano será realizada remotamente. A disciplina é resultado de uma cooperação entre a Poli, seu Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli (PMI), e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, que fez uma parceria com a equipe da aceleradora de startups PoliStart para viabilizar e expandir o projeto. 

Leia na íntegra.

Confira a tarde do quinto dia da Semana de Recepção aos Ingressantes 2021

Na sexta-feira, 16 de abril, foi realizado o quinto dia da Semana de Recepção aos Ingressantes 2021 da Escola Politécnica (Poli) da USP. A Semana de Recepção é um evento tradicional, realizado todos os anos nas unidades da USP para ajudar os ingressantes a se adaptarem ao ambiente universitário.

Nesta tarde, a partir das 14h, os alunos foram recepcionados pelos Grupos de Extensão da Poli, que foram divididos em salas de acordo com o trabalho que desenvolvem, e puderam circular entre as salas para assistir as apresentações de seu interesse.

Leia na íntegra.