Nesta sexta-feira, 16 de abril, foi realizado o quinto dia da Semana de Recepção aos Ingressantes 2021 da Escola Politécnica (Poli) da USP. A Semana de Recepção é um evento tradicional, realizado todos os anos nas unidades da USP para ajudar os ingressantes a se adaptarem ao ambiente universitário. Em 2021, devido à pandemia de covid-19, a Semana de Recepção acontece totalmente online. Enquanto os eventos são transmitidos pelo canal da Poli no YouTube para o público, os novos alunos podem acompanhar as palestras e atividades pelo Zoom, em link recebido por e-mail. Dúvidas e outras informações, entre em contato por aqui.

Nesta tarde, a partir das 14h, os alunos foram recepcionados pelos Grupos de Extensão da Poli, que foram divididos em salas de acordo com o trabalho que desenvolvem, e puderam circular entre as salas para assistir as apresentações de seu interesse.

A sala “Empresariais” apresentou os Grupos de Extensão que realizam trabalhos para fomentar o espírito empreendedor nos alunos, ou que ensinam sobre finanças e negócios. Dessa sala, participaram as empresas júnior da Poli, Poli Júnior e Core Júnior, que são empresas formadas por estudantes universitários com o intuito de praticar o que é ensinado em aula. Além das entidades Poli Finance; Liga de Empreendedorismo da Poli; Grupo de Negócios; Poli Consulting Club e Núcleo de Empreendedorismo da USP.

Nas salas “Sociais”, os Grupos de Extensão que têm como foco o trabalho social falaram com os ingressantes sobre as atividades que desenvolvem. Os Grupos de Extensão Sociais da Poli atuam em várias áreas, entre elas estão cursinhos populares, fomentar a participação feminina nas áreas de STEAM, auxiliar a permanência estudantil e muitas mais. Os grupos que participaram foram Kali; Poli Social; Enactus; PET Mecatrônica; Matemática em Movimento; Mandacaru; Engenheiros Sem Fronteiras; Fala Sério; Bandeira Científica; Amphibia; Ela pelas Exatas e Projeto Potência.

A sala “Independentes” apresentou Grupos de Extensão que fazem atividades diversas. Esses grupos desenvolvem trabalhos de acolhimento dos alunos intercambistas, são células de organizações internacionais de óleo e petróleo, produzem podcast sobre o dia-a-dia da Poli e dos engenheiros formados pela Escola, entre várias outras atividades. IEEE; Capítulo Estudantil SPE da USP; PET Mecânica; IPoli; Policast e Amudi foram os Grupos de Extensão que se apresentaram nesta sala.

Os Grupos de Extensão que realizam trabalhos técnicos foram se apresentaram na sala “Técnicos”. O painel contou com grupos que desenvolvem atividades com Inteligência Artificial, tratamento médico, barcos a vela, engenharia civil, entre outras. Os Grupos de Extensão USP Mining Team; Concreto Poli; Grupo Turing; Argo Biomédica; Skyrats e Grêmio de Vela compuseram essa sala.

Na sala “GE4R”, grupos de Extensão que participam de competições em várias áreas da engenharia se apresentaram. Essa sala contou com a participação dos grupos ThundeRatz; Equipe PoliMilhagem; Poli Náutico; Keep Flying; Projeto Jupiter; Equipe Poli Racing (EPR) e Equipe Poli de Baja.

Os vídeos das dinâmicas serão disponibilizados em breve.