Organizações estudantis da Poli se preparam para receber os calouros de 2021 em ambiente online

Na semana do dia 12 ao 16 de abril, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizará a Semana de Recepção de 2021 para acolher os calouros e apresentar o funcionamento da Escola e as questões acadêmicas. Em razão da pandemia de Covid-19, a Semana de Recepção de 2021 será totalmente virtual, pela primeira vez na história da USP.

Organizações Estudantis

As organizações estudantis da Poli que compõem o Diretório Acadêmico também participarão da recepção dos calouros e estão preparando várias atividades. Essas  organizações são associações formadas pelos alunos da Escola Politécnica,e buscam fomentar a interação entre os membros do corpo estudantil e aumentar a participação deles na tomada de decisões da Poli. As entidades da Poli que formam o Diretório são a Atlética, os Centros Acadêmicos, o Grêmio Estudantil, Grupos Culturais da Poli e os Coletivos – Poli Negra, Frente Poli-Pride e Coletivo Mandacaru.

Atlética

Na quinta-feira, 15 de abril, às 10h da manhã, acontecerá o dia da Atlética, ou AAAP Associação Atlética Acadêmica Politécnica) como é conhecida pela maioria dos alunos. O painel contará com uma apresentação aos ingressantes de 2021 sobrecomo é o cotidiano da organização que promove mais de 30 diferentes práticas esportivas para os alunos da Poli. Serão apresentados os principais campeonatos que a Atlética da Poli participa, e as torcidas da Poli: a Rateria e a Peste Negra.

Além disso, os membros da Atlética também falaram sobre como é a vida universitária na Poli, darão dicas para os alunos, contarão histórias e como o esporte pode ajudar as pessoas na vida acadêmica e no futuro profissional além do ambiente universitário.

A Atlética Politécnica conta com mais de 600 atletas e teve como membros grandes personalidades do esporte e de outras áreas. A AAAP é uma das maiores organizações do gênero no Brasil e é integrada por 36 modalidades, que variam de futebol, vôlei e basquete, até e-sports, xadrez e Cheerleading, passando por futebol americano, rugby e beisebol.

Conheça mais da Atlética pelo site e pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Centros Acadêmicos (Centrinhos)

Na quinta à tarde, às 14h, os Centros Acadêmicos, conhecidos pelos alunos como Centrinhos, serão apresentados aos novos alunos. Cada engenharia da Poli possui o seu Centro Acadêmico, e os calouros conhecerão os de seus respectivos cursos.

No evento, será explicado para os calouros como os Centros Acadêmicos se organizam internamente e os principais projetos realizados ao longo do ano. Também serão passadas informações sobre iniciativas ligadas ao desenvolvimento acadêmico, permanência estudantil na USP e lazer.

Além de serem apresentadas às entidades que representam os estudantes junto aos Departamentos, levando as demandas relacionadas ao curso para os órgãos deliberativos da Poli.

Para o evento, os Centrinhos também estão preparando atividades interativas que possibilitem aos ingressantes conhecerem a Poli, seus colegas e seus veteranos.

Os Centros Acadêmicos têm como foco central possibilitar que as opiniões dos discentes sejam levadas em conta pelos órgãos da Poli. Os centrinhos também possuem várias outras funções, como promover eventos acadêmicos e culturais, oferecer lazer aos alunos e viabilizar ações filantrópicas.

Os Centro Acadêmicos dos Departamentos da Poli são Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica (CAM), Centro Acadêmico da Engenharia de Produção (CAEP), Centro de Engenharia Naval (CEN), Centro de Engenharia Elétrica e de Computação (CEE), Centro de Engenharia Civil (CEC), Associação dos alunos de Engenharia Química (AEQ), Centro Acadêmico de Moraes Rego – Engenharia de Materiais, Metalúrgica, de Minas e de Petróleo (CMR) e Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA).

Acompanhe o quarto dia (15/04) da Semana de Recepção aqui.

Grêmio Politécnico

No dia 16 de abril, sexta-feira, às 10h da manhã, a Poli realizará a apresentação do Grêmio Politécnico e das demais organizações estudantis, as entidades, coletivos e Grupos Culturais. O intuito desse evento é aproximar os ingressantes à dinâmica da Poli e da vivência universitária.

O Grêmio Politécnico é uma entidade fundada em 1903 pelos alunos com o intuito de representar os estudantes. Atualmente, o Grêmio também atua na capacitação dos alunos, na contribuição da permanência de discentes em situação de vulnerabilidade, no oferecimento de serviços e na assistência à sociedade, por meio de eventos para comunidades carentes e o cursinho popular da Poli.

Saiba mais sobre o Grêmio Politécnico pelo site e pelas redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin.

Participe das atividades do quinto e último dia da Semana de Recepção aqui.

Para saber mais detalhes sobre a Semana de Recepção, acesse aqui.

Grupos de Extensão

A última atividade da Semana de Recepção será a apresentação dos Grupos de Extensão da Poli na sexta-feira, dia 16 de abril, às 14h. Esse painel permitirá que os calouros conheçam todos os grupos de extensão e suas iniciativas.

Na USP, as atividades de extensão são um dos três pilares da Universidade, junto com a pesquisa e o ensino. Os grupos de extensão são uma forma de os estudantes aplicarem na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e da USP levar para a sociedade o conhecimento produzido na Universidade.

Além das atividades de extensão oferecidas pela própria USP, a Poli também disponibiliza cerca de 50 grupos de extensão, liderados por professores e alunos. Há atividades de extensão da Poli para todo o tipo de interesse, de empreendedorismo e projetos sociais à construção de foguetes e robôs, passando pela criação de tecnologias para auxiliar no tratamento de doenças.

Conheça mais sobre os Grupos de Extensão da Poli no Manual de Extensões.