Projeto que envolve diversos institutos e departamentos, entre esses o PCS, da Poli, criou ambiente em realidade virtual para treinamento em Odontologia.

Um projeto que recria virtualmente um consultório odontológico e simula situações em que os estudantes de odontologia podem praticar procedimentos, como aplicação de anestesia foi desenvolvido em parceria por pesquisadores e docentes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), da Faculdade de Odontologia da USP do campus de Bauru, e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), além de contar com a participação de estudantes de ciências moleculares e design.

Chamado de Virtual Interactive Distance learning on Anatomy (VIDA), Vida Odonto, o projeto teve origem no doutorado de Cléber Gimenez Corrêa, Simulador de Anestesia Odontológica. Ele foi co-orientado pelo professor do Departamento de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli, Romero Tori, e pela professora da EACH, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques.

A pesquisa evoluiu para uma versão imersiva que foi tema do artigo Treinamento Odontológico Imersivo por meio de Realidade Virtual, que recebeu o prêmio de melhor artigo na Trilha 2 no XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, ocorrido em Uberlândia, Minas Gerais. O texto é de autoria do professor Tori, da professora da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru (FOB-USP), Maria Aparecida Andrade Moreira Machado, e dos estudantes Gustavo Wang, Lucas Henna Sallaberry, Allan Tori e Elen Collaço de Oliveira.

Com o ambiente, os alunos têm a capacidade de treinar sem a utilização de corpos (que não expressam reações fisiológicas) ou animais vivos (que esbarraria na questão ética). O aluno, ao colocar o capacete de realidade virtual, visualiza o paciente virtual e pode realizar procedimentos odontológicos com as mãos. O professor Tori destaca que com a realidade virtual o estudante tem uma melhor noção espacial, o que facilita no aprendizado. Segundo ele, o projeto é inédito no mundo.

“Enquanto o foco do simulador foi o realismo do retorno háptico na simulação da aplicação de anestesia, no projeto VIDA Odonto, que usou o mesmo modelo de cabeça do paciente o foco foi a imersão em Realidade Virtual” explica Tori.

O evento – O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação acontece desde 1990 e atualmente ocorre dentro do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o maior evento da área no País. O simpósio é dividido em cinco trilhas, sendo a trilha dois, na qual a equipe da USP foi premiada, a que compreende jogos, simulação, gamificação, meta-cognição e neurociência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.

O artigo pode ser encontrado no site do Simpósio.

(Larissa Lopes | Jornalismo Júnior, com edição da Assessoria de Imprensa da Poli – USP)