FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli-USP transmite online bancas de pós-graduação durante pandemia

A Escola Politécnica (Poli) da USP está transmitindo pela internet, desde março de 2020, as bancas de pós-graduação dos seus programas stricto sensu. O acesso às bancas é divulgado por meio da agenda do site da Escola, onde constam também as informações gerais sobre o trabalho e o pesquisador. Para visualizar a programação, acesse aqui.

O presidente da Comissão de Pós-Graduação da Poli, professor José Tadeu Balbo, explica que a transmissão por videoconferência visa dar transparência a todas as atividades de pós da Escola. “Temos mantido a Pós-Graduação funcionando, com defesas e aulas, mesmo em meio a pandemia. Tudo está online”.

Para o aluno de pós-graduação, João Pedro Coelho Belini, as defesas online tem uma grande vantagem em relação às presenciais, principalmente, para os pós-graduandos e os interessados em cursar algum programa futuramente, uma vez que que facilitam o acesso às defesas de  diferentes áreas de estudo.

O estudante Shigueru Nagao Junior, representante dos alunos na Comissão de Pós, acredita que as videoconferências podem ser melhor divulgadas uma vez que, para os futuros acadêmicos, o acesso aos estudos apresentados nas bancas é uma oportunidade para expandir de forma mais aprofundada seus conhecimentos. “O aluno que ingressa nesta modalidade, em geral, tem vontade de ingressar na carreira acadêmica em boa parte dos casos. Desta forma, a participação como espectador em outras defesas correlatas a sua pesquisa é muito importante”. 

Shigueru conta ainda que a permissão de participações online, no caso de defesas, é muito bem-vinda, pois existem linhas de pesquisa que são partilhadas entre vários membros da comunidade acadêmica e científica, e que por questões logísticas  tornam inviável a sua participação presencial neste caso. “Sob o prisma da sociedade em geral, pode ser um atrativo a que a mesma tenha acesso a pesquisas em curso, assim como seu estágio atual de desenvolvimento”. 

Acompanhe todas as defesas virtuais na “Agenda” do site oficial da Escola e saiba mais sobre os Programas de Pós-graduação da Poli aqui.

Serviço

O Programa de Pós-Graduação da Escola, nas modalidades  Mestrado e Doutorado, é reconhecido como um dos maiores centros nesse tipo de programa e também destaca-se como sendo o maior  na área de Engenharia.  O Stricto Sensu, por exemplo, é dividido em níveis de doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissionalizante com  Programa de Pós-graduação em Engenharia CivilElétricaQuímicaSistemas, LogísticosTransportesProdução, MecânicaMetalúrgicaMineral, Naval e Oceânica e  Inovação na Construção Civil – Construinova. Já o  Lato Sensu é voltado para especializações e cursos designados como Master Business (MBA), a exemplo, Especialização em Engenharia Automotiva e MBA em Tecnologia de Software. 

Fontes: Shigueru Nagao Junior e João Pedro Coelho Belini (representantes do Programa de Pós-Graduação) e  José Tadeu Balbo (presidente da Pós-Graduação). 

Contato do Serviço de Pós-Graduação: pos.grad@poli.usp.br

Texto: Redação.

Revisão: Amanda Rabelo e Rosana Simone.

Print Friendly, PDF & Email