(atualizado 11/05/2020)
(atualizado 11/05/2020)
De acordo com a divulgação do “FAQ da Fase 1” disponibilizado logo abaixo neste site em 1º de abril de 2020, a Poli, com base nas diretrizes COVID-19 da PRG e demais orientações do Estado, identificou três fases para o período letivo. A fase 2, assim como a fase 1, está compreendida dentro do período de Pandemia.
Durante a fase 1, a Poli tomou todas as ações possíveis para incluir estudantes que não tinham acesso remoto ou computador, visando atingir o maior número possível e resguardar àqueles que mesmo assim ficarem sem acesso remoto que eles não sejam prejudicados.
A fase 2, iniciada em 04/05/2020, é a fase onde os professores podem aplicar avaliações para nota. A recomendação da Diretoria, da CG e das CoCs/CCB da Poli é que todas as disciplinas apresentem um plano de ação para aqueles estudantes que por motivo de força maior não possam realizar as avaliações, de maneira que não sejam prejudicados.
A fase 3 está compreende o período de Pandemia em que haverá o retorno às atividades presenciais dentro da Universidade. Os detalhes sobre esta fase serão divulgados oportunamente.
A Pró-Reitoria de Graduação da USP (PRG):
Sim. No entanto é preciso seguir as diretrizes da Diretoria e CG apresentadas no item 4. Essas diretrizes visam orientar os professores na elaboração de avaliações específicas e sugerir àqueles que não possuem experiência com avaliações remotas. Deve-se tomar muito cuidado com avaliações síncronas (online) pois muitos estudantes reportam conexões instáveis.
Não. As avaliações durante a fase 2 deverão ocorrer no período de 13/05/2020 a 02/06/2020, em horários definidos pelas CoCs/CCB. O Ciclo Básico deve seguir um calendário específico de avaliações que será do dia 27/05/2020 a 02/06/2020. Outros períodos para aplicação de avaliações (se o professor planejar mais que uma avaliação) serão definidos pela CoC/CG, mas isso dependerá do desenrolar do período de quarentena. Já os procedimentos para avaliações durante a fase 3 serão divulgados posteriormente.
Sim, o seu professor, após a concordância da CoC/CCB do seu curso, deve fazer o comunicado com pelo menos uma semana de antecedência. A CoC e a CCB também irão divulgar o calendário com as datas de todas as avaliações.
Problemas de saúde, problemas de conexão com a internet ou de local inapropriado durante a realização da avaliação ou em sua submissão, falha no sistema onde está sendo aplicada a avaliação, dentre outros. Por esse motivo o professor deve planejar suas avaliações de maneira a minimizar esses problemas (p.ex. com entrega de trabalhos, etc.) e deve ter sempre um plano de ação para os estudantes que não tiverem acesso remoto adequado e que não podem ser prejudicados por isso.
Uma possibilidade para estes casos é aplicar para esses estudantes uma avaliação de reposição logo após detectado o problema. Mesmo para as disciplinas em que a avaliação substitutiva estava prevista, deve-se também garantir que o estudante faça uma outra avaliação logo na sequência da ocorrência. Não se deve resolver o problema desses estudantes no “default”, ou seja, aplicar avaliação substitutiva ou REC ao final do semestre. Lembre-se também que esse plano de ação deve ser combinado com a CoC ou CCB.
Entre imediatamente em contato por e-mail com o professor da disciplina e com a CoC ou CCB, justificando o porquê não conseguiu realizar a avaliação. Lembre-se, sua justificativa só será aceita desde que você se enquadre em problemas citados no item 7 deste FAQ ou equivalentes.
Utilizar o e-Disciplinas (ou AVA equivalente) é a melhor maneira. A CG está preparando um documento com dicas de como realizar essas avaliações.
A CG e as CoCs está disponibilizando um passo a passo preparado pelo PMR-EPUSP sobre como utilizar o e-Disciplinas para elaborar avaliações à distância.
Sim. Primeiramente, as avaliações remotas podem ocorrer de forma assíncrona (offline) ou síncrona (online). No caso da avaliação assíncrona (offline), o estudante precisa apenas se conectar para baixar as instruções e para entregar a avaliação, em um horário à sua escolha dentro do período estipulado pelo professor. Cabem nessa catergoria trabalhos, projetos, seminários ou atividades similares e provas teste ou provas escritas (texto ou numérico) que tenham prazo para entrega maior que o horário da aula. Nesses casos, oferecemos algumas sugestões:
A avaliação síncrona (online) é aquela em que o estudante precisa estar conectado em tempo total (ou parcial) durante um horário específico e limitado para realizar a avaliação. Como regra, tal avaliação deve ser aplicada no horário de aula ou como definido pela CoC/CCB. Neste caso, deve ser cercada de cuidados pois os estudantes podem perder a conexão e serem prejudicados. Assim, pense se, na sua disciplina, você não pode privilegiar avaliações assíncronas (offline).
No caso da avaliação síncrona (online), algumas sugestões são: avaliação continuada, prova oral, provas “teste” e escrita (texto ou numérico). No entanto, muitos cuidados devem ser tomados para aplicar essas avaliações síncronas. Nesse sentido, recomenda-se no mínimo seguir as orientações:
Não. No entanto, recomenda-se deixar o mínimo de pendências para a fase 3 para não sobrecarregar o estudante ao final do período, durante a fase 3. Lembre-se, há várias formas de avaliar o estudante como testes, trabalhos, projetos e seminários, podendo ser em grupo ou individual, não se limitando apenas ao método de avaliação do tipo prova.
Não. Não é necessário aguardar o período das próximas avaliações. O professor pode, tendo conversado com a turma e tendo a concordância da CoC/CCB, aplicar as demais avaliações para finalizar a disciplina.
Não. Não será permitida nenhuma atividade presencial inclusive avaliação presencial na fase 2. As disciplinas que considerarem indispensável aplicar avaliações presenciais devem aguardar a fase 3, quando do retorno das atividades presenciais.
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(atualizado 01/04/2020)
Não. Pararam as aulas presenciais. Os cursos seguem em frente, com as adaptações necessárias. A Poli manterá toda a comunidade politécnica atualizada sobre as questões de graduação através deste FAQ. Estas informações serão constantemente atualizadas.
A Poli, com base nas diretrizes COVID-19 da PRG e demais orientações do Estado, identificou três fases para este período letivo. A fase 1 e a fase 2 estão compreendidas dentro do período de Pandemia em que há medidas de isolamento social e a fase 3 em que há o retorno às atividades presenciais dentro da universidade.
A Fase 1 visa disponibilizar acesso à internet e computadores ou similares a todos os estudantes da Poli. A previsão da Diretoria é que isso ocorra até o início de maio. Nesse período, a orientação é não estabelecer prazo final para entregas de atividades ou realizar avaliações para fins de nota dentro deste período. Caso o docente identifique que isto é imprescindível, ele deve encaminhar uma solicitação à CoC ou à Comissão do Ciclo Básico (CCB) para obter a autorização. Também, nessa fase, o controle de frequência deve ser exercido com extremo cuidado, pois estudantes sem acesso ou com restrição de acesso às atividades online não podem ser prejudicados. Todos que puderem contribuir com equipamentos (desktop, notebook, tablet) entrem em contato com a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP).
Fase 2, ainda no período de Pandemia, mas com todos os estudantes em condições de acessar o material disponibilizado online e também aulas ou conferencias online, onde pode-se solicitar a entrega de trabalhos (e outros meios de avaliação) de forma online. Note que isso deverá ser feito de maneira a garantir a segurança e a rastreabilidade do processo avaliativo. Provas, no sentido tradicional que as fazemos (iguais a todos os estudantes), quando aplicadas online são facilmente fraudadas, prejudicando os demais estudantes. Por precaução, a Diretoria da Poli estabeleceu que durante a Fase 1 e a Fase 2 esse tipo de prova não poderá ser aplicado.
Fase 3, após o período de pandemia as avaliações poderão ser feitas por meio de provas tradicionais. O planejamento e o cronograma de provas serão realizados pela CCB ou pela CoC do seu curso.
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