Link: https://jornal.usp.br/universidade/plataformas-avancadas-de-modelagem-e-simulacao-estao-disponiveis-para-alunos-da-usp/ 

Data: 21/05/2025.

Resumo: A USP adquiriu Campus-Wide License (CWL) do Matlab, que oferece a realização de simulações, além de geração e análise de cálculos, gráficos e dados diversos. A ferramenta possibilita o contato dos alunos com soluções para problemas complexos.

A iniciativa contou com o apoio das unidades que possuem cursos de engenharia, como a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) e a Escola Politécnica (Poli), além do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física (IF). 

Já é possível acessar a ferramenta pelo link. Estudantes, docentes e pesquisadores estão contemplados neste acesso. 

“A Campus-Wide License amplia o acesso a um conjunto robusto de ferramentas de modelagem, simulação e análise de dados, com acesso completo às mais de 120 ferramentas, permitindo que equipes acadêmicas e profissionais solucionem problemas complexos de forma mais rápida e eficiente”, destaca Fuad Kassab Junior, professor da Poli.

Por meio do Matlab Grader, por exemplo, os professores podem criar exercícios dinâmicos, definir regras de resolução e compartilhar com os alunos, além de corrigir de forma automática e ter acesso a relatórios de desempenho entre alunos, turmas e mais. 

Os estudantes e pesquisadores podem modelar e simular sistemas complexos, desenvolvendo representações precisas e realizando simulações dinâmicas. Também é possível capturar dados diretamente de equipamentos, hardwares de baixo custo ou dispositivos móveis por meio do Matlab Mobile, permitindo a aquisição dinâmica de dados em diferentes ambientes.

A ferramenta possibilita a análise de grandes volumes de dados com recursos integrados de processamento, visualização e interpretação. Os usuários podem ainda colaborar em projetos com outros estudantes e pesquisadores e integrar diferentes etapas do desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo controle de sistemas e criação de algoritmos.

 

Confira a matéria completa no Jornal da USP.