https://sites.google.com/usp.br/estagiosnapoli
Informações Gerais
Os estágios não obrigatórios (atividades opcionais, não incluídos no currículo escolar) e obrigatórios (incluídos no currículo, contando como crédito para as disciplinas) são permitidos aos estudantes dos cursos de graduação da EPUSP somente a partir do terceiro ano para todos os cursos, excetuando-se o curso de Engenharia de Produção, que permite estágio apenas a partir do quarto ano , como estabelecido nas Normas Complementares de Estágio da Escola Politécnica da USP em atendimento ao Art. 7º , inciso VI, da Lei Federal de Estágio.
Como regra geral, considerando que todos os cursos de graduação da Escola Politécncia da USP são de período integral (28 horas-aula semanais nos quatro primeiros semestres), a autorização para estagiar é dada pela Escola Politécnica ao aluno que tenha obtido aprovação em todos os créditos previstos na estrutura curricular para os quatro primeiros semestres do seu curso. Para maiores detalhes consulte as Normas de Estágios da Escola Politécnica:
Procedimentos (no período de quarentena clique aqui)
- Antes de se candidatar a uma vaga de estágio, verifique se você atende às normas EPUSP para realização de estágio. Verifique também a sua disponibilidade de tempo para estagiar, levando em conta os horários de aula, de estudo, preparação de relatórios, projetos e trabalhos. Não se esqueça de levar em conta o tempo gasto com alimentação, transporte e lazer.
- Levar na empresa o atestado de matrícula no qual constam as disciplinas e os horários de aula, que deverão ser registrados no Plano de Estágio, assim como os horários diários do estágio. Dessa forma, você pode comprovar que é aluno regularmente matriculado na Poli, determinar conjuntamente com a empresa o seu horário de estágio e registrar esses dados no Plano de Estágio. ATENÇÃO: não é possível realizar estágios sem matrícula ou na condição de “programa trancado”.
- Preencher (os formulários devem ser arquivos digitados eletronicamente, não serão aceitos formulários manuscritos) os modelos do Termo de Compromisso (Contrato de Estágio) e do Plano de Estágio disponíveis na página de Formulários.
- O Plano de Estágio deve ser assinado e carimbado pela pessoa que irá supervisionar o aluno. O supervisor deve ser funcionário do quadro de pessoal da empresa com formação acadêmica na área de conhecimento correspondente ao curso do estagiário.
- O próximo passo é procurar o professor-orientador do seu Departamento, designado pela coordenação de seu curso para analisar os Planos de Estágio. O professor que aprovará o seu Plano de Estágio não precisa ser necessariamente o professor responsável pela disciplina do estágio supervisionado. Mas é interessante, caso você ainda não tenha cursado esta disciplina, verificar se as atividades são compatíveis com o estágio supervisionado do seu curso.
IMPORTANTE (no período de quarentena clique aqui)
As atividades descritas no Plano de Estágio obrigatório e não obrigatório deverão estar em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares. As atividades que constam do Plano de Estágio devem ser realizadas pelo aluno sob a orientação de um supervisor interno, funcionário da empresa, que tenha a sua formação acadêmica na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, que tenha dado o visto ao plano.
O Termo de Compromisso de Estágio, Termo Aditivo (usado para prorrogação do estágio) e Plano de Estágio devem ser protocolados no Serviço de Estágios já com as assinaturas da concedente e do aluno. Toda documentação passa por análise antes da assinatura. Não serão aceitos documentos com datas retroativas, sendo que devem ser entregues ao Serviço de Graduação com pelo menos 10 dias úteis de antecedência.
Antes de assinar o Termo de Compromisso, não se esqueça de conferir se seus dados pessoais, se as condições combinadas com a empresa estão corretas e se a empresa colocou o número da apólice da companhia de seguros no Termo de Compromisso. É de responsabilidade do estudante a conferência dos dados nos documentos entregues para assinatura.
Depois de seis meses de estágio, conforme a Lei Federal de Estágios, você deve elaborar um Relatório de Estágio, que deverá estar carimbado e assinado pelo seu supervisor na empresa, aprovado pelo Professor-Orientador (o mesmo que assinou seu plano de estágio), e entregue no Serviço de Estágios para que o mesmo seja avaliado e você possa dar continuidade ou baixa ao seu estágio. Se o Estágio foi encerrado antes do seu fim contratual, junto com o relatório, o estudante deverá entregar o Termo de Rescisão conforme modelo da página de Formulários.
O estudante não pode ter mais de um Termo de Compromisso em aberto, ou seja, ao encerrar um estágio é obrigatório que seja comunicado ao Serviço de Estágios o término do mesmo . Portanto, antes de começar um novo estágio, certifique-se de que o Serviço de Estágios tenha dado baixa no compromisso anterior.
A empresa, por ocasião do desligamento do estagiário, deve entregar, para o estagiário, uma declaração, um termo de realização de estágio, com indicação resumida das atividades desenvolvidas, nos períodos e da avaliação de desempenho, que servirá como registro da experiência do estudante.
E não se esqueça de:
Verificar o tempo de locomoção entre a escola e o local de estágio. Na carga semanal de estágio liberada pela escola está incluso o tempo gasto na locomoção entre a escola e o local de estágio.
Procurar saber mais a respeito da empresa na qual pretende estagiar. Muitas vezes o anúncio da vaga não informa com detalhes sobre o programa de estágio ofertado.
Verificar se o estágio não prejudicará seu desempenho acadêmico. Por isso, renegocie com a empresa a flexibilização do seu horário, principalmente nos períodos de prova e de trabalhos extra-classe, como determina a Lei Federal.