Pesquisa bibliográfica
É o ato de ler, selecionar, anotar e arquivar referências pertinentes a documentos de interesse à pesquisa que se pretende empreender. É uma fase da revisão de literatura cuja finalidade é:
- Evidenciar ausência de trabalhos idênticos;
- Detectar aspectos novos, não totalmente esclarecidos por outros autores;
- Aguçar o senso crítico e a criatividade;
- Apurar a capacidade de avaliação;
- Ampliar o campo inicialmente imaginado.
Fases:
- Identificação e levantamento dos documentos de interesse mediante consulta a obras normalmente demandadas para acompanhamento de cursos;
- Localização dos documentos selecionados;
- Obtenção e acesso ao documento;
- Ordenação dos dados;
- Redação do trabalho.
A Pesquisa bibliográfica envolve:
- A escolha do tema;
- A seleção das palavras-chave;
- O levantamento da literatura existente sobre o assunto (fontes primárias e secundárias);
- O conhecimento das bases de dados.
Empréstimos
Os procedimentos e disposições para o empréstimo local ou Empréstimo entre Bibliotecas (EEB), devolução e renovação de publicações estão detalhados no Regulamento da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica.
Comunidade USP: Alunos, professores, pesquisadores e funcionários com vínculo institucional ativo estão automaticamente inscritos nas bibliotecas da USP, conforme artigo artigo 20 do Regulamento, e podem utilizar seus acervos. Além desses, poderão ser cadastrados como usuários aqueles que atendam aos requisitos descritos no artigo 21 do Regulamento.
O Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB) permite à comunidade politécnica o acesso às obras existentes em acervos das bibliotecas da USP extracampus e de outras instituições. O interessado deverá solicitar, na biblioteca que atende ao seu Departamento, o preenchimento de formulário próprio autorizado pela supervisora – artigo 29 do Regulamento.
A reserva, o acompanhamento das obras emprestadas e sua renovação, podem ser realizados através da Identificação no DEDALUS – Banco de dados bibliográfico da USP.
Usuários externos: O empréstimo de obras existentes no acervo das bibliotecas da Poli será realizado utilizando o formulário de EEB – Empréstimo entre Bibliotecas, conforme detalhado no artigo 29 do Regulamento.
Pedido de ISBN online
O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização das obras. (Agência Brasileira do ISBN).
Agora é possível solicitar o ISBN online, para obras em que a editora seja a Escola Politécnica da USP.
Para formalizar o pedido observe as etapas a seguir:
- O usuário encaminha para a Divisão de Biblioteca (biblioteca.poli@usp.br) o formulário abaixo preenchido e o arquivo com a página de rosto do livro.
- A DVBIBL efetua o pedido online e encaminha o Boleto ao solicitante para pagamento das taxas.
- Após o pagamento e aprovação do pedido, pela Agência Brasileira do ISBN, o ISBN será encaminhado.
Publicações online
Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP:
Publicação elaborada pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, com base nas Normas da ABNT, para orientar os alunos de pós-graduação na elaboração de dissertações e teses. Consulte também os itens apresentados em Observações.
Acesse aqui o documento completo
Observações
Em complementação à estrutura e padrões definidos nas Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, a Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica da USP estabelece a seus alunos o que segue:
1 – Depósito de teses/dissertações: a partir de 08/03/2021 o depósito passa a ser, SOMENTE, no modo digital para as versões original e corrigida. 2 – Errata: fica EXTINTA a modalidade “errata” como forma de revisão textual. A revisão dos documentos somente será aceita através da versão corrigida. |
4 – Ilustrações no texto (figuras, gráficos, plantas, quadros, tabelas, etc.) 2.6 ILUSTRAÇÕES As ilustrações compreendem desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros. Sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título explicativo de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto e à fonte. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, somente quando não for produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver), com fonte menor que a do texto. A referência completa deve constar no item Referências. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. |
Regulamento da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Disciplina o funcionamento da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – DVBIBL, no tocante às relações de natureza organizacional e de âmbito administrativo com todos os usuários.
Acesse aqui o documento completo
Comissão de Biblioteca – Regimento
Aprovado pelo Conselho Técnico-Administrativo em 05.12.2002, pela Congregação em 12.02.2002 e instituído pela Portaria DIR 507/2003.
Acesse aqui o documento completo
Política interna de desenvolvimento de acervo
Estabelece normas e procedimentos para ampliação do acervo por compra, permuta e doação.
Acesse aqui o documento completo
How to Write a Quality Technical Paper and Where to Publish within IEEE
Workshop sobre como escrever e publicar com o IEEE.
Acesse aqui o documento completo
Apoio à pesquisa
Treinamentos:
Destinam-se a orientar a comunidade acadêmica na utilização dos produtos, recursos e serviços disponíveis nas bibliotecas. Visam, também, introduzir o hábito da pesquisa bibliográfica para a elaboração de trabalhos científicos. Agende seu horário com a bibliotecária supervisora da biblioteca que atende ao seu Departamento. Consulte aqui o catálogo telefônico das bibliotecas.
Pesquisa bibliográfica
É o ato de ler; selecionar, anotar e arquivar referências pertinentes a documentos de interesse à pesquisa que se pretende empreender. É uma fase da revisão de literatura cuja finalidade é:
- Evidenciar ausência de trabalhos idênticos;
- Detectar aspectos novos, não totalmente esclarecidos por outros autores;
- Aguçar o senso crítico e a criatividade;
- Apurar a capacidade de avaliação;
- Ampliar o campo inicialmente imaginado.
Fases:
- Identificação e levantamento dos documentos de interesse mediante consulta a obras normalmente demandadas para acompanhamento de cursos;
- Localização dos documentos selecionados;
- Obtenção e acesso ao documento;
- Ordenação dos dados;
- Redação do trabalho.
A Pesquisa bibliográfica envolve:
- A escolha do tema;
- A seleção das palavras-chave;
- O levantamento da literatura existente sobre o assunto (fontes primárias e secundárias);
- O conhecimento das bases de dados.
Cópia de documentos
Para facilitar o intercâmbio e a obtenção de cópias de documentos não disponíveis em seu acervo, a Divisão de Biblioteca (DVBIBL) participa de convênios e consórcios com entidades nacionais e internacionais. Os usuários das bibliotecas podem solicitar cópias parciais de documentos não existentes no acervo da Escola Politécnica por meio das bibliotecas setoriais ou pelo formulário eletrônico.
Usuários externos podem solicitar cópias de documentos através da biblioteca de sua instituição. Veja abaixo os convênios e consórcios disponíveis:
No Brasil:
Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)
O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), criado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), permite às comunidades acadêmica e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento, por meio do fornecimento de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos. Esse fornecimento é feito através de uma rede de bibliotecas denominadas bibliotecas-base, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente a Lei de Direitos Autorais.
A Biblioteca Central da Divisão de Bibliotecas atua como biblioteca-base e solicitante, fornecendo cópias e atendendo às solicitações dos usuários. A localização de documentos pode ser feita pelo próprio usuário, nos catálogos das bibliotecas-base.
Rede de Bibliotecas da Área de Engenharia (REBAE)
A Rede de Bibliotecas da Área de Engenharia (REBAE), criada em 1994, tem como principal objetivo elaborar acordos de cooperação e adotar normas comuns, visando melhorar a qualidade do atendimento aos usuários da área de Engenharia e implementar o uso de novas tecnologias, facilitando o acesso à informação e ao documento, no Brasil e exterior.
A localização de documentos pode ser feita pelo próprio usuário nos catálogos das bibliotecas participantes.
No exterior:
AUP / IFLA – Empréstimo internacional
Por meio do Programa da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), de acesso universal a publicações e empréstimo internacional, é possível solicitar às bibliotecas participantes cópias de partes de documentos, artigos de periódicos e EEB – Empréstimo Entre Bibliotecas. O empréstimo é feito, normalmente, pelo período de vinte dias.
Além da facilidade e rapidez com que os pedidos podem ser efetuados, a grande vantagem deste sistema está em liberar a biblioteca, após a compra inicial dos bônus, de inúmeras transações financeiras e das respectivas taxas bancárias e comissões de câmbio de moeda.
British Library
A British Library (BL) conta com um acervo de 260.000 títulos de periódicos, 3 milhões de livros, 500.000 anais de eventos e quase 5 milhões de relatórios em todas as áreas do conhecimento. Esse acervo é disponibilizado através de um centro de fornecimento de documentos com o qual mantemos um acordo de serviço. A busca de publicações deve ser feita no catálogo da BL. Além de cópias de artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos, é possível também solicitar o empréstimo de publicações.
Como solicitar: verifique os dados do documento de seu interesse e encaminhe a solicitação através do formulário eletrônico pedidos de cópias, indicando a forma de recebimento por se tratar de pedido tarifado.
Visitas monitoradas
As visitas monitoradas são realizadas no início de cada semestre, exclusivamente para alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica, e têm como objetivo a apresentação dos serviços e produtos oferecidos pelas oito bibliotecas da Poli.