Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Atendimento de graduação

Nesta página você encontra informações pertinentes a sua graduação.

As principais atividades realizadas pelo Serviço de Graduação são  manter em ordem e atualizados documentos e registros dos alunos e prestar informações sobre processos e procedimentos acadêmicos. Compete também à área a emissão de documentos diversos sobre a vida acadêmica do aluno.

Horário de Atendimento:

De 2ª, 4ª e 6ª feira das 11h às 16h. 

De 3ª e 5ª feira NÃO há atendimento presencial.

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, Nº 380 – Térreo

Edifício Engenheiro Mário Covas Junior

CEP 05508-010 – São Paulo – SP

AVISO IMPORTANTE: Em virtude da alta demanda de pedidos, o prazo para respostas dos e-mails é de 5 a 7 dias úteis.  Agradecemos a compreensão de todos! 

Confira aqui o resultado do processo de transferência interna 2025. 

Confira aqui o resultado da Opção de Curso 2024-2025

A partir de 15/10/2024 o Serviço de Graduação tem adotado uma nova forma de receber requerimentos. 
 
Atenção! 
 
Os requerimentos serão enviados por meio de formulários eletrônicos do Google
 
Escolha o formulário referente ao curso em que você está matriculado(a). Ex.: Se você está matriculado(a) no curso de engenharia civil, escolha o formulário da civil.
 
Teremos três tipos de formulários:
 
1) Um formulário (por curso) para o envio dos seguintes requerimentos:
  • Equivalência de Disciplinas, 
  • Mudança de Status de Disciplinas, 
  • Aproveitamento de Disciplinas cursadas no exterior – Intercâmbio, 
  • Dispensa de Disciplina
EEsse formulário fica aberto desde o início da primeira interação de matrícula de cada semestre, até o final do período para retificação de matrícula (conforme calendário USP). Os requerimentos serão processados após o encerramento do período. 
 
 
2) Um formulário (por curso) para o envio de requerimentos que podem ser enviados a qualquer momento:
  • Trancamento Total de Matrícula
  • Trancamento Total de Matrícula – Fora de Prazo
  • Solicitações Diversas (inclui Recurso)
 
3) Um formulário (para todos os cursos) para requerimentos que não precisam ser analisado pelas CoCs:
  • Emissão de documentos
  • Solicitação de segunda via de cartão BUSP
  • Destrancamento de Matrícula
  • Alteração de dados pessoais
  1. Pode ser enviado a qualquer tempo.
  2. Serve para solicitar: Trancamento Total de Matrícula, Trancamento Total de Matrícula Fora do Prazo, Solicitações Diversas (incluindo Recurso).
  3. Escolha o formulário referente ao curso em que você está matriculado(a). Ex.: Se você está matriculado(a) no curso de engenharia civil, escolha o formulário da civil.
  4. ATENÇÃO! Escolha o formulário correto para o seu requerimento. Requerimentos enviados por meio de forms incorretos serão cancelados.
  5. IMPORTANTE! Em “solicitações diversas” não serão aceitas solicitações de Equivalência de Disciplinas, Mudança de Status de Disciplinas, Aproveitamento de Disciplinas cursadas no exterior – Intercâmbio e Dispensa de Disciplina, que devem ser solicitadas no formulário com prazo determinado. 

Obs.: se você estiver matriculado(a) em alguma ênfase da Engenharia Elétrica, por favor, escolha a ênfase referente à sua matrícula, como Automação e Controle, Telecomunicações etc. Requerimentos enviados por meio do formulário Elétrica – Ciclo Básico serão cancelados.   

Ambiental 

Civil 

Computação (inclui Elétrica, ênfase Computação)

Elétrica – Ciclo Básico

Elétrica – Automação e Controle 

Elétrica – Eletrônica e Sistemas Computacionais 

Elétrica – Energia e Automação Elétricas 

Elétrica – Telecomunicações 

Materiais, Metalúrgica e Nuclear 

Minas e Petróleo

Produção 

Mecânica 

Mecatrônica 

Naval 

Química

  1. Ficará aberto desde o início da primeira interação de matrícula de cada semestre, até o final do período para retificação de matrícula (conforme calendário USP). Os requerimentos serão processados após o encerramento do período.
  2. O próximo período será de 23/06/2025 a 30/07/2025. 
  3. Serve para solicitar: Equivalência de Disciplinas, Mudança de Status de Disciplinas, Aproveitamento de Disciplinas cursadas no exterior – Intercâmbio, Dispensa de Disciplina.
  4. Escolha o formulário referente ao curso em que você está matriculado(a). Ex.: Se você está matriculado(a) no curso de engenharia civil, escolha o formulário da civil.
  5. ATENÇÃO! Escolha o formulário correto para o seu requerimento. Requerimentos enviados por meio de forms incorretos serão cancelados.

Obs.: se você estiver matriculado(a) em alguma ênfase da Engenharia Elétrica, por favor, escolha a ênfase referente à sua matrícula, como Automação e Controle, Telecomunicações etc. Requerimentos enviados por meio do formulário Elétrica – Ciclo Básico serão cancelados.   

Ambiental 

Civil 

Computação (inclui Elétrica, ênfase Computação)

Elétrica – Ciclo Básico

Elétrica – Automação e Controle 

Elétrica – Eletrônica e Sistemas Computacionais 

Elétrica – Energia e Automação Elétricas 

Elétrica – Telecomunicações 

Materiais, Metalúrgica e Nuclear 

Minas e Petróleo

Produção 

Mecânica 

Mecatrônica 

Naval 

Química

Aqui você pode solicitar:

  • Emissão de documentos
  • Solicitação de segunda via de cartão BUSP
  • Destrancamento de Matrícula
  • Alteração de dados pessoais

O artigo 80 dispõe que, em caso de matrícula cancelada com fundamento nos itens II, III, IV e V do § 2º do artigo 75 do Regimento Geral da USP, o interessado poderá requerer, uma única vez e no máximo até cinco anos após o cancelamento, seu retorno à USP, desde que devidamente justificadas as causas que provocaram o cancelamento. O requerimento deve ser preenchido, assinado e enviado por email ao Serviço de Graduação (secao.alunos.poli@usp.br). A análise da solicitação será feita pela Coordenação do Curso e pela Comissão de Graduação.

O requerimento de retorno à vaga deve ser feito preferencialmente, dois meses antes ao semestre de retorno, sendo em novembro para o 1º semestre e  maio para o 2º semestre.

Formulario_Retorno – Artigo 80

Deliberação_CG_Artigo_80

Se aprovado o retorno à vaga, semestralmente o alunos deverá submeter seu pedido de matrícula à Coordenação de seu curso e à Comissão de Graduação, conforme informações enviadas periodicamente por email. 

Qualquer dúvida o aluno deve entrar em contato com o Serviço de Graduação.

Este formulário deve ser preenchido por alunos interessados em cursar disciplinas quadrimestrais em 2025_2Q.
Os pedidos de matrícula serão submetidos às CoCs dos cursos que aceitarão os pedidos ou não.
As respostas das CoCs serão inseridas na Intranet Poli.
Este formulário estará disponível para preenchimento no período de 22/04 a 07/05/2025.

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