Transferência externa
Anualmente, a USP realiza o vestibular de transferência externa, do qual podem participar alunos de outras universidades brasileiras ou estrangeiras. O objetivo é preencher as vagas remanescentes nos diversos cursos disponíveis em suas unidades.
Regras para Ingresso
Quando ocorre: Uma vez por ano e em duas fases: a pré-seleção, de caráter geral, a cargo da FUVEST e a seleção, com base em conteúdos específicos, de responsabilidade das Unidades que participam do processo.
Como se inscrever: A inscrição para a primeira fase do processo seletivo deve ser feita no site da FUVEST. Os candidatos podem fazer apenas uma opção de curso e não são aceitas transferências para o primeiro ou para os dois últimos semestres de um curso.
Como é a seleção: Na primeira fase do processo, os candidatos são classificados em ordem decrescente de média ponderada geral, sendo convocados para a segunda fase os candidatos melhores classificados, na razão de 3 candidatos/vaga.
Na segunda fase, de responsabilidade da unidade, os alunos se submetem a um exame que contempla conteúdos básicos de Engenharia dos 1º e 2º semestres. A nota final, para efeito de classificação dos candidatos, é computada pela média aritmética entre o número de pontos da primeira fase e o número de pontos da segunda fase, previamente normalizados em uma única escala.
Efetivação
A transferência, cujo processo ocorre durante o ano, será efetivada para o primeiro período letivo do ano seguinte.
Outras normas
O aluno ingressante por processo de transferência deverá passar pelas adaptações curriculares necessárias ao acompanhamento do curso à que se transfere. Eventuais aproveitamento de estudos, serão analisados após o efetivo ingresso na Escola Politécnica.
As vagas remanescentes do processo de transferência externa serão disponibilizadas para o processo de seleção de candidatos portadores de diploma de curso superior.
Caso possua alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail secao.alunos.poli@usp.br