O curso online e gratuito Meninas Programadoras, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a primeira turma de 2022. O objetivo da iniciativa é desenvolver habilidades iniciais de programação e resolução de problemas, além de motivar as estudantes a ingressarem na carreira de computação.

Podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário. Para participar do curso, só é preciso ter um computador com acesso à internet. As atividades da primeira turma de 2022 terão início no dia 8 de janeiro, e as inscrições podem ser realizadas até 3 de janeiro. Já a segunda turma começará as aulas no dia 5 de fevereiro, e as inscrições devem ser efetuadas de 9 a 22 de janeiro. As interessadas podem escolher em qual das turmas desejam se inscrever acessando o site da iniciativa, no qual é possível conferir os tópicos que serão abordados ao longo das atividades.

O curso tem duração de quatro sábados. As aulas ao vivo são realizadas via Google Meet, sempre aos sábados, das 14 às 17 horas, e as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. Há, ainda, mais de 32 horas de plantões de dúvida toda semana.

Todas que participarem de, pelo menos, 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do ensino médio e de escolas públicas. Devido ao interesse de meninas de todos os anos da educação básica e de escolas particulares, as turmas de 2022 têm 100 vagas disponíveis cada uma, o que possibilitará atender a um público mais amplo do que anteriormente, quando foram ofertadas 40 vagas.

Para se inscrever na primeira turma, acesse o Sistema Apolo da USP. Não é preciso já ter login e senha no sistema para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Sistema Apolo, mas via Google Meet.