As inscrições do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos, da parceria entre a Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog, estão abertas para estudantes de graduação e pós-graduação. As inscrições poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2022 e as informações estão disponíveis no Edital DeDH nº 02/2021, no site da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

O Prêmio, criado em 2020, tem origem na convicção sobre a importância de se renovar o compromisso da universidade com a defesa, direta ou indireta, dos direitos humanos das gerações do presente e do futuro. Ele assume publicamente a necessidade de criar e difundir conhecimentos, de todas as áreas, capazes de proteger e promover a dignidade da vida e de todas as formas de existência. A premiação das pesquisas sintonizadas com esses princípios visa reconhecer, a cada ano, a importância desse pacto entre a universidade pública e a sociedade.

Esta segunda edição do prêmio acolhe candidaturas de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, concluídas em 2021, de todas as instituições públicas de ensino e pesquisa com sede no estado de São Paulo. São cinco categorias premiadas:

• Ciências exatas, engenharia e tecnologia;
  • Ciências biológicas e da saúde;
  • Ciências humanas, sociais e econômicas;
  • Artes, comunicação e linguagem;
  • Educação.

As diretrizes do Prêmio permitem que numerosas pesquisas se engajem nessa pauta. Estão alinhadas com o Prêmio pesquisas compatíveis com o respeito à dignidade e à sustentabilidade da vida, renovando o direito da comunidade do planeta de ser, existir e cumprir suas funções nos processos de constante transformação. Também são candidatas aquelas engajadas com a superação de todas as formas de desigualdade e com o desenvolvimento de práticas, técnicas e conceitos comprometidos com a preservação e reprodução da vida. Pesquisas que apoiam a formação de profissionais comprometidos com a vida digna, com a mudança social e com a preservação dos recursos naturais e culturais essenciais à existência plena das gerações do presente e do futuro também estão no perfil do Prêmio. Pesquisas, ainda, que incentivam o respeito mútuo, a empatia, a cultura de paz, a equidade, o diálogo, as práticas de solidariedade local e global, voltada às necessidades dos mais vulneráveis e pautada pela responsabilidade compartilhada, também concorrem a esse Prêmio.

Outras informações também estão disponíveis nas redes sociais: @odh.unicamp e @vladimirherzog.