A partir de 2022, a Universidade de São Paulo (USP) adotará uma nova forma de seleção por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Enem USP. A inovação foi aprovada e confirmada mediante a necessidade de oferecer aos estudantes que optaram pelo ingresso via Enem a oportunidade de estarem presentes no campus já no primeiro dia de aula, o que não acontecia anteriormente. A USP já utilizava um modelo diferente de modalidade de ingresso, mas por depender de um edital coordenado pelo Ministério da Educação, as chamadas acabavam sofrendo com o adiamento. Em 2022, por exemplo, a lista extra de convocados de ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi publicada somente no final de abril, sendo que as aulas começaram na segunda quinzena de março.

“Acho que a chegada dos estudantes, por vezes com mais de um mês de atraso, 45 dias de atraso, prejudicava bastante o rendimento desses alunos e a sua própria integração. A  universidade, no momento do ingresso, é um momento crítico de acolhimento e de reforço da sensação de pertencimento”, diz Aluisio Segurado, pró-reitor de Graduação da USP.

• Mas como vai funcionar?

Ao invés de colocarem a nota no Sisu, basta que os candidatos façam a inscrição pelo site da Fuvest. A própria USP fará o gerenciamento dessas chamadas, para que a matrícula dos ingressantes pelo vestibular e pelo Enem seja no mesmo dia, com taxa de R$ 10. A inscrição poderá ser feita pelo site da Fuvest, porém, aqueles já inscritos no vestibular: autodeclarados pretos, pardos e indígenas; os que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas; vulneráveis socioeconômicos ou cadastrados no Cadúnico, serão isentos dessa taxa. As inscrições se estenderão até janeiro de 2023.

Leia mais sobre o sistema no Jornal da USP na íntegra.