Foram prorrogadas, até 16 de janeiro de 2023, as inscrições ao Edital 1635 / 2022 – Programa 2023 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, promovido por diversas instituições francesas. O edital foi lançado em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, a UNESP e a UNICAMP. O período de execução dos projetos será de março a dezembro de 2023.

O edital está aberto aos docentes da Universidade de São Paulo: são elegíveis professores titulares e associados e não são elegíveis professores eméritos.

O objetivo é acolher, num princípio de reciprocidade, professores e/ou pesquisadores de instituições francesas numa das universidades estaduais paulistas, bem como professores e/ou pesquisadores dessas universidades nas instituições da parceria na França, por um período de 20 a 45 dias para cada estadia.

O programa visa a apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes entre duas equipes de pesquisa (uma francesa e uma brasileira).

Acesse o link para a parte pública do Sistema Mundus (Editais > Docentes > Nº 1635). As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta”), ou para o e-mail international.networks@usp.br