• Este evento já passou.

1º CICS TALK: Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) promove palestra sobre utilização de energia geotérmica

29/04/2020 - 16:00 - 17:00

PROGRAME-SE E PARTICIPE DO 1º CICS TALKS!

TEMA: “UTILIZAÇÃO DE ENERGIA GEOTÉRMICA SUPERFICIAL PARA CLIMATIZAÇÃO DO EDIFÍCIO CICS LIVING LAB”.

DATA E HORÁRIO: DIA 29 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA, ÀS 16h00.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA

LINK PARA ACESSAR: https://tinyurl.com/yaje77oc

O Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP irá inaugurar na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 16h00, uma série de encontros virtuais, o CICS TALKS. O objetivo é disseminar conteúdo e conhecimento sobre pesquisas, iniciativas, ações e estudos que o CICS desenvolve voltados à expansão da inovação e de premissas de sustentabilidade no setor.

Com o tema “UTILIZAÇÃO DE ENERGIA GEOTÉRMICA SUPERFICIAL PARA CLIMATIZAÇÃO DO EDIFÍCIO CICS LIVING LAB”, o primeiro CICS TALKS será apresentado pela coordenadora do projeto de geotermia do CICS Living Lab, a professora Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).  Ao lado da professora Tsuha, duas de suas alunas orientandas em doutorados irão participar: Juliana Pessin e Milena Cardoso, ambas engenheiras civis que têm trabalhado no desenvolvimento de pesquisas no CICS e doutorandas em Geotecnia pela EESC-USP.

Ao valorizar o necessário olhar multidisciplinar e sistêmico para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções, e, sobretudo, da complexidade atual das tecnologias, o CICS busca fortalecer o avanço da inovação e da sustentabilidade na construção civil, tendo atuado sobretudo na geração de conhecimento que permita a devida compatibilização entre questões econômicas, ambientais e sociais. A Comissão Coordenadora é composta pelos professores Francisco Cardoso, Orestes Gonçalves, Vahan Agopyan, e Vanderley John, e pela Coordenadora Executiva do CICS, arquiteta Diana Csillag.

Para a construção do CICS Living Lab, edifício que abrigará a sede e diversos laboratórios do CICS no campus Butantã da USP – Cidade Universitária, o projeto da fundação e de geotermia conta com a participação de parceiros importantes, que ajudaram com recursos e com material entre os quais a empresa TUPER, a ArcelorMittal Brasil e InterCement.

A Tuper responsável por desenvolver a solução das estacas metálicas , e as empresas ArcelorMittal Brasil e InterCement, que contribuíram para a viabilização desenvolveram das solução utilizadas nas estacas hélice contínua, como o concreto LEAP e com o aço utilizado. O CICS Living Lab será um “laboratório vivo” em evolução e transformação de seus espaços, sistemas construtivos, materiais e soluções para promover um ambiente de pesquisas constantes em inovação e sustentabilidade.

Data:
29/04/2020