Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Biblioteca Brasiliana promove palestra “Racializando os contos de Machado de Assis”

10 de maio - 14:00

No dia 10 de maio, sexta-feira, às 14h, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), sala Villa-Lobos, será realizada a palestra Racializando os contos de Machado de Assis.

Ministrada por Paulo Dutra, docente da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, o palestrante também é poeta, pesquisador e crítico literário, sendo um grande estudioso de Machado de Assis, com diversos trabalhos publicados. Na palestra, ele tratará sobre as questões raciais presentes na obra machadiana, trazendo o conhecimento que adquiriu após anos de estudo e muitas aulas oferecidas sobre o tema, dentro e fora do Brasil.

Dutra já esteve presente na USP para participar de outros eventos e mantém contato com professores da área de literatura da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), como o professor Hélio de Seixas Guimarães, que também é vice-diretor da BBM. Na coleção Todos os livros de Machado de Assis (2023), que foi coordenada por Guimarães, o palestrante atuou como consultor.

A participação no evento é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A Sala Villa-Lobos fica dentro do prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo.

Para outras informações, clique aqui.

Data:
10 de maio