Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Desafios das mudanças climáticas em uma sociedade sustentável será tema de palestra com o professor Paulo Artaxo no IEE

10 de junho - 14:20 - 17:00

Aula inaugural dos programas de pós-graduação do IEE-USP acontecerá em 10 de junho

No próximo dia 10 de junho, acontecerá a aula inaugural dos programas de Pós-Graduação em Ciência Ambiental e Pós-graduação em Energia do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Ministrada pelo professor Paulo Artaxo, o tema da aula será “Os desafios das mudanças climáticas em uma sociedade sustentável” e irá das 14h às 17h no Auditório do IEE/USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por email comunicacao@iee.usp.br enviando nome/e-mail/instituição de vínculo.

Programação:

14h00 – Abertura do evento
            Diretoria do IEE/USP – Prof. Tércio Ambrizzi
            Presidente da Comissão de Pös-graduação do IEE/USP – Prof. Ildo Sauer
            Coordenadora do PPGE – Profa. Patrícia Matai
            Coordenador do PROCAM – Prof. Evandro Moretto

14h20 – Aula inaugural – Os desafios das mudanças climáticas em uma sociedade sustentável – Prof. Paulo Artaxo
15h20 – Perguntas e Discussões
16h30 – Encerramento

Conheça o professor Paulo Artaxo:

Paulo Eduardo Artaxo Netto realizou sua graduação em Física pela Universidade São Paulo (1977), mestrado em Física Nuclear pela USP (1980) e é doutor em Física Atmosférica pela USP (1985). Trabalhou na NASA (Estados Unidos), Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos). Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da World Academy of Sciences (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Publicou 499 trabalhos científicos e apresentou mais de 1200 papers em conferências científicas internacionais. Tem 57.053 citações de seus trabalhos no Research Gate, com índice H de 119. Tem 68.646 citações no Google Scholar, com índice H no Google Scholar de 123. Publicou 32 trabalhos nas revistas dos grupos Science e Nature. Coordenou 7 projetos temáticos FAPESP e 2 Institutos do Milênio do CNPq, é membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e de vários outros painéis científicos internacionais. É coordenador do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas Globais, e membro do INCT Mudanças Climáticas. Foi representante da comunidade científica no CONAMA de 2015 a 2019 e foi membro do CA de Ciências Ambientais do CNPq de 2016 a 2019. É vice-presidente da SBPC, vice-presidente da ACIESP e membro do Conselho da SBF. Em 2004 recebeu um voto de aplauso do Senado Brasileiro pelo trabalho científico em meio ambiente na Amazônia. Em 2006 foi eleito fellow da American Association for the Advancement of Sciences. É membro da equipe do IPCC que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Em 2007 recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007. Em 2009 foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Em 2010 recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations. Também recebeu em 2010 a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de comendador, e em 2018 na qualidade de Grão Cruz. Em 2016 recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto outorgado pelo CNPq, Marinha, MCTI e Fundação Conrad Wessel. É Pesquisador Emérito do CNPq. Em 2017 recebeu o Prêmio Globo Faz a Diferença. Em 2021 recebeu o prêmio CONFAP de Ciência e Tecnologia. Em 2024 recebeu o prêmio PIFI da Academia Chinesa de Ciências. Foi incluído na lista da Clarivate Analytics como pertencente aos top 1 dos pesquisadores mais citados no mundo em 2014, 2015, 2018, 2019 e 2020. Em 2022 e 2023 foi o cientista brasileiro mais citado na área ambiental, de acordo com o Research.com. É membro do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA), do comitê de gestão do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT). Também faz parte do Comitê Diretor do CNPEM e do CEMADEM. Coordena o Centro de Estudos Amazonia Sustentável (CEAS) da USP.

Data:
10 de junho