• Este evento já passou.

Instituto de Física da USP promove seminário sobre a origem das espécies com a presença de professor da Unicamp

02/06/2022 - 16:00 - 17:00

Data e horário: 02 de junho (quinta-feira), às 16h.

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física da USP.

Transmissão.

O Instituto de Física (IF) da USP está promovendo o seminário presencial e online intitulado de Simulando a Origem das Espécies, com o professor Marcus Aloizio M. Aguiar, da Unicamp, como palestrante.

Um dos grandes problemas da biologia evolutiva é compreender como novas espécies podem surgir a partir de uma espécie ancestral. Embora o processo de evolução por seleção natural seja bem conhecido, os mecanismos que levam uma espécie a se ramificar em dois ou mais grupos reprodutivamente isolados ainda não foram totalmente esclarecidos.

Como o processo evolutivo é geralmente lento, na escala de milhões de anos, experimentos são difíceis de realizar e simulações em computadores se tornam ferramentas importantes. Nesse seminário será apresentado um modelo simples que simula a evolução de uma população sexuada e que nos permite estudar o papel de parâmetros como taxa de mutações, distribuição geográfica e diversos tipos de processos de seleção na formação de espécies. Veremos que é possível comparar as simulações com dados empíricos e inferir a história evolutiva de algumas espécies vivas.

Outras informações estão disponíveis aqui.

Data:
02/06/2022