18 a 20 de fevereiro
Escola Politécnica da USP – wds.poli.usp.br/wds5
O propósito geral do workshop é promover a disseminação de conhecimento em técnicas de gerenciamento, análise e visualização de dados, destinado a pesquisadores, profissionais, professores e alunos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área.
O V Workshop on Data Science da Escola Politécnica da USP (wds.poli.usp.br/wds5) ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2020 na Escola Politécnica da USP e tem por objetivo geral difundir técnicas e estabelecer colaboração com a comunidade brasileira e internacional de pesquisa para gerenciamento, análise e visualização de dados. Em sua quinta edição, o evento discutirá a importância do gerenciamento de dados abertos em larga escala para conjuntos de dados científicos relacionados aos fenômenos atmosféricos, através de palestras com convidados internacionais.
Foram convidados pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL – Department of Energy – DoE – USA), responsáveis pelo desenvolvimento de ferramentas computacionais para gestão, análise e visualização de dados do programa Atmospheric Radiation Measurement (ARM/DoE/USA), Giri Prakash, Ranjeet Devarakonda e Maggie Davis, além do pesquisador Michael Jordan Raddick da Johns Hopkins University.
A programação do workshop foi organizada da seguinte maneira: no dia 18 de fevereiro (terça-feira), no período da manhã, haverá palestras abertas dos pesquisadores convidados sobre o tema gestão e análise de dados atmosféricos. No período da tarde, haverá um hands-on com objetivo de apresentar ferramentas de Data Science aplicadas para o desenvolvimento de experimentos com dados atmosféricos. As inscrições para participação no dia 18 de fevereiro podem ser feitas no site do evento (http://wds.poli.usp.br/wds5/#
O workshop tem o patrocínio e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (PRP-USP) e XP Investimentos.
Organizadores: Escola Politécnica da USP, Instituto de Física da USP, UNIFESP, INPE e Red Hat.