Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Poli realizará workshop sobre ciência de dados de 18 a 20 de fevereiro (V Workshop on Data Science)

18/02/2020 - 20/02/2020

CONVITE – V Workshop on Data Science   (V WDS) – Challenges in Brazilian Context to Promote Atmospheric Data Management

18 a 20 de fevereiro

Escola Politécnica da USP – wds.poli.usp.br/wds5

O propósito geral do workshop é promover a disseminação de conhecimento em técnicas de gerenciamento, análise e visualização de dados, destinado a pesquisadores, profissionais, professores e alunos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área.

O V Workshop on Data Science da Escola Politécnica da USP (wds.poli.usp.br/wds5) ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2020 na Escola Politécnica da USP e tem por objetivo geral difundir técnicas e estabelecer colaboração com a comunidade brasileira e internacional de pesquisa para gerenciamento, análise e visualização de dados. Em sua quinta edição, o evento discutirá a importância do gerenciamento de dados abertos em larga escala para conjuntos de dados científicos relacionados aos fenômenos atmosféricos, através de palestras com convidados internacionais.

Foram convidados pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL – Department of Energy – DoE – USA), responsáveis pelo desenvolvimento de ferramentas computacionais para gestão, análise e visualização de dados do programa Atmospheric Radiation Measurement (ARM/DoE/USA), Giri Prakash, Ranjeet Devarakonda e Maggie Davis, além do pesquisador Michael Jordan Raddick da Johns Hopkins University.

A programação do workshop foi organizada da seguinte maneira: no dia 18 de fevereiro (terça-feira), no período da manhã, haverá palestras abertas dos pesquisadores convidados sobre o tema gestão e análise de dados atmosféricos. No período da tarde, haverá um hands-on com objetivo de apresentar ferramentas de  Data Science aplicadas para o desenvolvimento de experimentos com dados atmosféricos. As inscrições para participação no dia 18 de fevereiro podem ser feitas no site do evento (http://wds.poli.usp.br/wds5/#signup). Nos dias 19 e 20 de fevereiro serão definidas colaborações com entre ORNL e USP/UNIFESP/INPE com o objetivo de utilizar técnicas e mecanismos de gerenciamento de dados que facilitem o acesso, integração, compartilhamento, processamento, modelagem e visualização de todos os dados coletados no projeto “Ciclos de vida de aerossóis e nuvens na Amazônia”, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP (2017/17047-0).

O workshop tem o patrocínio e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (PRP-USP) e XP Investimentos.

Organizadores: Escola Politécnica da USP, Instituto de Física da USP, UNIFESP, INPE e Red Hat.

18/02/2020
Final: