• Este evento já passou.

Workshop “Coprodução na gestão de riscos de escorregamentos em assentamentos precários”

29/01/2019 - 09:00 - 17:00

Data: 29/01/2019, terça, das 9h às 17h

Local: Auditório Prof. Francisco Landi no Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP

Objetivo:

Apresentar e discutir o desenvolvimento da pesquisa “Coprodução de estratégias de gestão de riscos de escorregamentos por meio do desenvolvimento de infraestruturas de base comunitárias nas cidades latino-americanas”. O objetivo da pesquisa é analisar se o método empregado no projeto anterior a este, que foi desenvolvido em Medellin/Colombia, com a mesma temática, poderia ser utilizado na cidade de São Paulo e desta maneira verificar a sua escalabilidade para demais cidades latino-americanas em similares situações. Estas situações estão relacionadas com as favelas, o risco de escorregamentos de encostas neste tipo de ocupação e a participação da comunidade e dos órgãos técnicos e de defesa civil na prevenção deste tipo de risco em um quadro de resiliência urbana. Esta pesquisa conta com o apoio da British Academy e de seu programa GCRF, Global Challenges Research Fund: Cities & Infrastructure.

Desta pesquisa participam equipes da Heriot-Watt University (coordenação do projeto pelo Prof. Harry Schmidt), University of Edinburgh, Universidad Nacional de Colombia e da USP/Politécnica (coordenação dos Profs. Alex Abiko do PCC, Departamento de Engenharia de Construção Civil, e Fernando Marinho do PEF, Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica). Da equipe de pesquisa brasileira também fazem parte o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e os pesquisadores do IG, Instituto Geológico, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Além destas equipes participarão do workshop a CDHU, as Prefeituras de São Paulo e de Taboão da Serra e a comunidade da Vila Nova Esperança onde o projeto se desenvolve.

Data:
29/01/2019