Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

A Escola Politécnica da USP está recrutando três estagiários para colaborar no desenvolvimento de um protótipo jogável de uma experiência de Realidade Virtual em forma de WebApp para celulares, que combina estratégia em tempo real (RTS), perspectiva em primeira pessoa (FPS) e mecânicas de controle de território – Projeto Dreamscape.

Para facilitar a integração dos estagiários, recomendamos a leitura e estudo dos seguintes materiais antes do início das atividades:

📌 Introdução a Tecnologias Web para Jogos VR

  1. Documentação do A-Frame.jshttps://aframe.io/docs/
  2. Guia de Three.js para Inicianteshttps://threejs.org/docs/
  3. WebSockets e Comunicação em Tempo Realhttps://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/WebSockets_API
  4. Noções básicas de programação assíncrona (Promise, Async/Await em JavaScript)https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Statements/async_function

📌 Inteligência Artificial e Geração Procedural

  1. AI for Games: Finite State Machines (FSM) e Behavior Treeshttps://gameprogrammingpatterns.com/state.html
  2. Algoritmos de geração procedural para terrenos e mapashttps://gamedevelopment.tutsplus.com/tutorials/procedural-level-generation-for-a-2d-platformer-in-unity–cms-29783
  3. Geração Procedural de Ambientes (livro opcional)Procedural Content Generation in Games, Noor Shaker et al.

📌 Introdução ao Design de Jogos RTS e FPS

  1. Regras fundamentais de RTS e Estratégia em Tempo Realhttps://www.gamasutra.com/view/feature/130842/the_design_of_warcraft_iii_reign_.php
  2. Teoria de FPS e combate táticohttps://www.gamasutra.com/view/feature/172531/the_science_of_warfare_systems_.php

📌 Psicologia Aplicada ao Jogo (Carl Jung)

  1. Arquétipos e O Inconsciente Coletivo (Livro)Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, Carl Jung
  2. Jung e Jogos: Como a Psicologia Profunda Afeta a Narrativa e Mecânicas (Artigo)https://medium.com/@gamepsychology/jungian-archetypes-in-game-narrative-41e9dce93c4