FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

No dia 23 de setembro, o Consulado Geral do Japão em São Paulo, em parceria com a Japan House São Paulo, irá promover a palestra “As Relações Comerciais Japão – América Latina Em Um Mercado Mundial Conturbado”, na qual o Professor Yorizumi Watanabe discorrerá sobre a diplomacia estratégica comercial do Japão em um mercado mundial conturbado e a importância da relação econômica do Japão-Mercosul.

 

Na sequência, a mediadora, Professora Vera Thorstensen da FGV, tratará sobre a invasão da China na América do Sul: Impactos no Brasil e no Japão. No final, os dois professores debaterão sobre os temas apresentados e responderão às dúvidas do público presente.

 

O evento, com tradução simultânea (inglês e português), será no próximo dia 23 de setembro, na sala de seminários da Japan House São Paulo, e contará com transmissão no seu canal do Youtube também.   

Conheça os participantes

Foto: Keio University

Professor emérito da Universidade de Keio, Yorizumi Watanabe teve participação  significativa em momentos de grande relevância no contexto internacional. Possuidor de vasta experiência no campo da política comercial internacional, fez parte das negociações comerciais bilaterais e multilaterais em que o Japão esteve envolvido nas duas últimas décadas. Entre 2002 e 2004, atuou como Diretor-Geral adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e como Negociador Chefe das negociações do Acordo de Parceria Econômica (EPA) Japão-México e do Grupo de Trabalho sobre a adesão da Rússia à OMC. 

O docente também ocupou o cargo de Assistente Especial do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 2004 e serviu em Bruxelas e Genebra. Watanabe tem formação em Filosofia pela Faculdade de Letras da  Universidade de Sophia, em Tóquio, e após conclusão de mestrado, foi candidato ao doutorado em Relações Internacionais na Universidade de Sophia. O professor também foi aluno do College of Europe em Bruges como bolsista do governo Belga.     

 

Foto: FGV

A mediadora do evento será a professora Vera Thorstensen. Mestre e doutora em Finanças e Economia pela EAESP-FGV, a docente concluiu programas de pós-doutorado em Harvard (EUA) e em Centre for European Policy Studies (Bruxelas) e foi Professora Visitante no Banco Interamericano de Desenvolvimento (Washington). Atualmente é professora da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e diretora do Centro de Comércio Global e Investimentos. É Titular da Cátedra da OMC no Brasil e conselheira do Conselho de Comércio Internacional da FIESP.

 

Para outras informações, entre em contato com o Consulado Geral do Japão em São Paulo 

 

Departamento de Economia

 

Contatos:  

Telefone: (11) 3254-0100 

 

e-mail: cgjeconomia2@sp.mofa.go.jp

Print Friendly, PDF & Email